quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vida longa aos jovens

A expectativa de vida dos brasileiros que nasceram em 2009 subiu para 73,17 anos. Levantamento divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra um crescimento de 10,6 anos na esperança de vida no país nos últimos 29 anos. Em 1980, o índice era de 62,57 anos. Desde então, o IBGE verificou uma alta média anual de 4 meses e 12 dias. Na comparação entre 2009 e 2008, o aumento da expectativa de vida foi de 3 meses e 22 dias.



Aposentado Antonio Geraldo, 81: longevidade está em comer bem e fazer exercícios Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press
De acordo com a projeção feita pelo IBGE, os brasileiros viverão em média 81,29 anos em 2050, patamar menor que o atual índice do Japão, onde há a maior esperança de vida ao nascer: 82,7 anos. Os dados mostram que as mulheres continuam com uma esperança de vida mais longa que os homens no Brasil. Elas viverão em média 77 anos, enquanto eles terão a expectativa de viver até os 69 anos.

A diferença justifica-se pelo alto índice de mortalidade de pessoas com idade entre 20 e 24 anos. Há três décadas, verificava-se duas mortes de homens nessa faixa etária para cada óbito de mulher. Hoje, os homens têm 4,5 vezes mais chances de morrer, principalmente por causa dos óbitos violentos, como homicídios e acidentes de trânsito. 

Os números também mostram uma perspectiva de vida mais longa para os idosos que tinham 60 anos no ano passado. Em 1980, a projeção para essa faixa etária era de viver mais 16,39 anos. Agora, a projeção é de que terão mais 21,27 anos, chegando a mais de 81 anos. Responsável pela análise dos dados, o técnico do IBGE Fernando Albuquerque aponta as melhorias que aconteceram no Brasil nas últimas três décadas como o principal fator responsável pela elevação da expectativa de vida. ´Fatores como a expansão do saneamento básico e a vacinação em massa aumentam a cada ano a expectativa de vida do brasileiro. A diminuição da mortalidade já vinha sendo registrada desde meados da década de 40, no pós-guerra`, analisou Albuquerque.

O aposentado Antonio Geraldo Sobrinho, 81, avalia que o progresso que o país tem experimentado nas últimas décadas colaborou para o aumento da expectativa de vida. Paraibano, casado há 57 anos, pai de dois filhos, ele diz que receita para viver muito é ´se alimentar bem, ter tranquilidade, uma boa noite de sono e fazer exercício todos os dias`. (Diego Abreu) 
Leias Mais... Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário