terça-feira, 19 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO DA JSB NO 52º CONUNE

O segundo dia, quinta - 11 de julho
Por Márcia Rebeca

Ginásio Novo Horizonte,


Já nas primeiras horas da madrugada chegaram os valorosos companheiros da delegação paraibana. Ao raiar do dia chegaram Amazonas e alguns companheiros do Acre. A constatação de que nossa "casa" era pequena ficava evidente. Foi preciso preciso uma reforma urbana no ginásio para que aparecesse mais espaço e logo quadras e ruas apareceram por entre as barracas.



Enquanto uma turma arrumava o alojamento, outra levantavas as bandeiras da JSB no ato com o presidente Lula, no II Encontro Nacional dos Estudantes do PROUNI. Nesse momento os maranhenses chegaram e se incorporaram a delegação "Sem Medo da Democracia". O presidente Lula riu, cotou histórias e ensinou lições, fez aquilo que melhor faz que é ensinar aos jovens que é lutando que se vai longe. E nós da JSB sabemos disso e lutamos para mudar a a partir da universidade.


O auditório do Centro de Convenções estava lotado e a dificuldade de reunir a JSB para um almoço coletivo foi grande. Em meio ao almoço chegou a galera potiguar e nosso presidente Joubert.


O período entre o almoço e meio da tarde foi de concentração para a marcha dos Estudantes que colocou mais de 6 mil estudantes nas ruas de Goiânia em defesa da educação brasileira.


Dava gosto de ver a galera da JSB espalhada com camisetas, adesivos, praguinhas e as bandeiras tremulando no alto, ao longo da Marcha dos estudantes. Do alto do caminhão de som Bruno da Matta e Niully Nayara mandavam as mensagens da nossa turma aos estudantes brasileiros.
No alojamento as primeiras dificuldades começavam a surgir. Alguns chuveiros quebrados, ralos entupidos que faziam água escorrer por toda a quadra, alagando as barracas. Mas a galara ali estava pronta para superar dificuldades.



As salas da UFG e da PUC-GO eram a efervescência ao movimento estudantil. Grupos de Debates por todos os lados e jovens dialogando sobre combate a homofobia e ao racismo, rumos dos movimento estudantil, participação das mulheres.


E depois de um longo dia de debates o palco da Praça Universitária receberam o Festival Universitário de Música da UFG. Rolou reggae, rock e a integração juvenil de Norte a Sul do País.


segunda-feira, 18 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO DA JSB NO 52º CONUNE

Sem medo da democracia é a JSB no 52° Congresso da UNE

Por Márcia Rebeca

Nos próximos dias publicaremos um diário de viagem da turma da JSB na passagem pela capital goiana. Serão depoimentos, relatos, aventuras que construíram a brilhante participação da Juventude Socialista Brasileira no CONUNE.


O primeiro dia - quarta, 13 de julho


Praça Universitária, últimos preparativos para o congresso começar. De um lado palco sendo montado, de outro tendas dos diversos movimentos erguidas, movimentos que fazem da UNE uma entidade grande e plural. Foi em meio a toda essa muvuca que as primeiras delegações #SemMedoDaDemocracia chegaram. Alagoas, Rio Grande do Sul, parte de Pernambuco coloriram a praça de vermelho e amarelo.O dia foi inteiramente na praça, já que o Congresso mesmo só começou a noite.




Esse foi um momento importante, no qual as delegações se conheceram, conversaram e trocaram experiências. A confirmação da presença do companheiro Roberto Amaral, vice-presidente do PSB no ato de abertura do congresso deu uma animada na turma após algumas horas na estrada e muitas horas de espera, afinal, como o congresso não estava aberto, nem o credenciamento, o alojamento também não estava disponível.

Nosso alojamento era longe, na realidade era muito longe, um ginásio. Na hora da vistoria, tudo perfeito. Chuveiro quente, seis em cada banheiro, e um grande espaço vazio que logo ficou tomado pelas barracas socialistas.

E aí que veio a primeira impressão, o alojamento era pequeno pra quantidade de jovens que queriam compartilhar uma boa experiência durante a estada em Goiânia. E já que moraríamos ali durante 5 dias, nada mais justo do que uma pequena reunião para garantir uma boa convivência. Hora do silêncio, cuidado com os banheiros, com a turma, a segurança, tudo foi lembrado e combinamos que todos seriam responsáveis por receber bem os próximos companheiros e explicar os cuidados com nossa "precária casa".



O ato de abertura aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia e prestou uma bela homenagem aos 50 anos da Cadeia da Legalidade, protagonizada por Leonel Brizola com total apoio da UNE.



Naquela ocasião a entidade transferiu sua sede para o Rio Grande do Sul e espalhou sua diretoria pelo Brasil, como lembrou Amaral. “A sociedade brasileira, ontem e hoje, não aceita mais a intromissão de grupos militares no processo democrático em nosso país”, afirmou Roberto Amaral em meio a palavras de ordem entoadas pela Juventude Socialista Brasileira. O ato de abertura foi transmitido ao vivo para todo Brasil através do Site da UNE.



A turma da JSB entregou uma bandeira e uma camiseta a Roberto Amaral em agradecimento a sua presença e ele bateu um papo rápido com a turma, que seguiu para o Ginásio Novo Horizonte, a casa da JSB neste 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes.