sábado, 10 de outubro de 2009

Quem ainda tem dúvidas sobre o Estatuto da Igualdade Racial (PL n 6.264/2005) poderá esclarecê-las na próxima terça-feira (13/10), das 9h às 12h, durante videoconferência





Quem ainda tem dúvidas sobre o Estatuto da Igualdade Racial (PL n 6.264/2005) poderá esclarecê-las na próxima terça-feira (13/10), das 9h às 12h, durante videoconferência que contará com a participação do ministro da SEPPIR, Edson Santos, e do secretário-adjunto da Secretaria, Eloi Ferreira de Araújo.
Também foram convidados o deputado Carlos Santana (PT/RJ), presidente da Comissão Especial da Câmara que aprovou o PL 6264, e o senador Paulo Paim (PT/RS), autor da proposta original do Estatuto. O projeto de lei deve ser analisado em breve pelo Senado Federal. 
O evento contará também com a participação de um membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão de caráter consultivo integrante da estrutura básica da SEPPIR que, em reunião realizada em meados de setembro deliberou sobre a realização de várias ações para esclarecimentos sobre o Estatuto. A videoconferência é uma delas. 
Para assistir à videoconferência é preciso ir a um dos escritórios regionais do Serpro (ver relação clicando na matéria) 

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Os dilmistas conseguirão enquadrar Ciro Gomes?


Os dilmistas conseguirão enquadrar Ciro Gomes?

À medida em que as semanas vão passando e o período eleitoral aproximando-se, a pergunta acima vai ficando cada vez mais inevitável. Há poucos dias, o ex-ministro José Dirceu cobrou do PSB nacional uma solução para o ``problema Ciro``. Dentro do projeto ``Debates Especiais Grandes Nomes``, do Grupo de Comunicação O POVO, o comandante-em-chefe de setores de peso do petismo deixou claro que no projeto Dilma-2010 não há espaço para o ``Plano B`` chamado Ciro Gomes. Dirceu falou em causa própria, claro.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Congresso da UEE-RS

 
A Comissão Estadual de Organização e Credenciamento do Congresso (CEECO) convoca todos os estudantes universitários do Rio Grande do Sul para participarem do Congresso de Reconstrução da União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul, que acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. São delegados (as) os estudantes eleitos conjuntamente para o 51°Congresso da União Nacional de Estudantes.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Visita de Ciro Gomes (PSB) ao Amapá marca cenário político do Estado




A visita do deputado federal Ciro Gomes(PSB), pré-candidato à presidência, ao Estado do Amapá nesta sexta-feira, 09, durou apenas algumas horas, mas foi tempo suficiente para causar um reboliço no cenário político do Estado. Um plenário lotado de militantes socialistas viu acontecer um claro avanço do presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás(PSDB), rumo ao grupo político de João Capiberibe. Amanajás, cujo partido tem como pré-candidato à presidência o governador José Serra, não apenas fez questão de comparecer ao evento partidário do PSB – Partido Socialista Brasileiro no Amapá, como tomou acento na mesa. Além de Amanajás compareceram ao evento os deputados Ricardo Soares(PRTB), Kaká Barbosa(PRTB), Jorge Souza(PCB), Moisés Souza(PSC) e Jorge Salomão(PMDB). 









Contanto com os deputados do PSB, Ruy Smith e Camilo Capiberibe, haviam oito deputados nesta sexta-feira no plenário da Assembléia Legislativa, número suficiente para dar quórum a uma sessão em pleno dia de recesso.  Também fizeram parte da mesa a deputada federal Janete Capiberibe(PSB) e a vereadora Cristina Almeida(PSB), a quem Ciro Gomes elogiou pela atuação política e pela beleza física.





Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

1º ENCONTRO DA JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA - JSB DA REGIÃO NORTE





PROGRAMAÇÃO:


  • 1º  DIA – 22 de outubro de 2009 (Quinta-feira)

- 13:30 – Recepção no Aeroporto Internacional de Rio Branco (Comitiva dos Estados)
- 19:00 – Abertura Oficial do Evento AUDITÓRIO DA ELETROACRE
- Apresentação de Slides: “JSB presente no Norte do País”
- Composição da Mesa 
- 22:00 – Encerramento / Coquetel (no lugar do evento)

  • 2º  DIA – 23 de outubro de 2009 (Sexta-feira)
 - 09:00 – Políticas Públicas de Juventude
- 10:00 – Debate
- 11:00 – Cultura, Juventude e Participação

- 13:00 – Almoço

- 14:30 – Juventude e Meio Ambiente
- 15:30 – Debate


- 16:30 – Juventude Sindical e Movimentos Sociais
- 17:30 – Debate 


- 19:30 – Jantar


- 21:00 – Programação Cultural (a definir)
  • 3º  DIA – 24 de outubro de 2009 (sábado)

- 09:00 – Participação Política da JSB (executivo e legislativo)
- 10:30 – Debate

-12:30 – Almoço


- 14:00 – Eleições 2010: Plano de Desenvolvimento para Amazônia
- 15:30 – Debate

- 17:00 – Tour Cultural



- 21:00 – Programação Cultural (a definir)


4º  Dia – 25 de outubro de 2009 (domingo)

- 12:30 – Embarque de retorno da comitiva dos Estados.


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ciro avisa ao PT que PSB 'não é sublegenda'




MACAPÁ - O deputado federal e pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PSB-CE) abriu a entrevista coletiva com os jornalistas amapaenses hoje em Macapá avisando que ia elogiar os amigos e falar mal dos inimigos. Ele elegeu o PSDB como o grande inimigo e, apesar de aliado, mandou ao PT um recado: "Nós não somos uma sublegenda." Os elogios foram para Marina Silva (PV), a quem chamou de "irmãzinha".
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Revista da Organização Ibero Americana de Juventude - OIJ



Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

NOTA PÚBLICA - JSB CUBATÃO




NOTA PÚBLICA

Cubatão, 09 de outubro de 2009
42 anos sem Che Guevara

Companheiros (as),

É com pesar que a Juventude Socialista Brasileira de Cubatão, expressa opinião em relação as ultimas informações veiculadas através da imprensa local, sobre as  movimentações partidárias do presidente municipal de nossa legenda, Arlindo Fagundes.

Reiteramos nosso compromisso de fortalecer os quadros de nosso partido. Seja pela formação de novas lideranças, seja pela busca de novas lideranças. Ninguém mais que nós tem se sentido atingido negativamente com determinados atos de dirigentes que se comportam contrariamente aos ideais socialistas.

Ninguém mais que nós, militantes que estão neste exato momento, nas ruas - defendendo os posicionamentos socialistas da carta-manifesto do Partido Socialista Brasileiro, se sente desprestigiado com determinados atos arbitrários. Nós, Jovens militantes e também outros já mais experientes, forjados na história de luta de companheiros como Miguel Arraes, João Mangabeira, Roberto Amaral e tantos outros que dedicaram suas vidas a garantir a todos os brasileiros o direito de participar das decisões e ações políticas no país através da democracia. 

Por se tratar de um ideal verdadeiramente democrático, A JSB(Juventude Socialista Brasileira) tem representação legítima e eleita dentro da Comissão Executiva do partido, bem como no diretório, que é a entidade máxima dentro da estrutura partidária.

É com uma decepcionante surpresa que recebemos por via imprensa, as declarações do Presidente Arlindo Fagundes, alegando estar todo o partido informado e em total sintonia, concordando com as ações arbitrárias de seu presidente. De acordo com seu histórico de luta é contraditório o PSB se tornar uma máquina de decisões de gabinete. Deve preservar a democracia e a ética partidária em relação a seus filiados, assim como faziam seus precursores. 

Não estamos de acordo com as últimas filiações realizadas através do Presidente. Deixa-nos mais alertas o fato das respectivas mazelas terem se tornado reincidentes. Muito mais pela forma como foram conduzidas: Autoritária, arbitrária, independente e desrespeitosa e principalmente porque desrespeita um artigo do próprio estatuto partidário: O que regulamenta que as filiações devem ser apresentadas e aprovadas pelo diretório partidário.

Figuras como Walter Pinheiro (ex-PSDB e candidato à prefeito) e Claudionor Silva (membro do Sispuc e compõe a gestão irregular do mesmo) têem em seus relativos passados, atitudes que deveriam ser previamente discutidas dentro do PSB, a fim de avaliar se tais correspondem às diretrizes que o partido segue em todas as suas instâncias, para só então decidir se é aceitável ou não suas respectivas presenças em nossos quadros.

Não é justo, tão pouco ético da parte do Presidente Arlindo Fagundes, anunciar que o PSB os aceitou de pronto, quando sequer fomos notificados de suas intenções. Que o presidente fale por si próprio quando se pronunciar sem uma ata ou documento que comprove os posicionamentos do PSB. Para que tal atitude não se torne uma prática, resolvemos tornar público este manifesto.


Thiago Garcia
Secretario de Juventude PSB - Cubatão
Secretário Estadual de Comunicação da JSB


* Referente as matéris publicadas em A Tribuna e Jornal Acontece em 09/10/2009

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Audiência Pública contribui com Projeto do Estatuto Nacional da Juventude - Mato Grosso




A juventude representa aproximadamente 1/3 da população brasileira, com 50 milhões de indivíduos no país entre 15 e 29 anos, por isso surgem cada vez mais políticas públicas voltadas para essa faixa etária. No Congresso Nacional tramita o Projeto de Lei nº 4.529/04 que cria o Estatuto da Juventude e para aprimorar a proposta uma audiência pública discutiu o assunto ontem (08/10) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento foi requerido pelo deputado estadual Alexandre Cesar (PT) em parceria com o deputado federal Carlos Abicalil (PT), membro da Comissão destinada a proferir parecer sobre o PL nº 4.529/09.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Governo muda data da Conferência Nacional de Comunicação






A Conferência Nacional de Comunicação foi adiada para a metade do mês de dezembro. Marcada anteriormente para acontecer entre os dias 01 e 03/12, será realizado entre 14 e 17/12. A mudança foi feita para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa participar, já que ele possui viagem agendada para o início do mês.


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aprovada proposta do Senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) que estimula economia de consumo de água



O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) propôs e os senadores da Comissão de Serviços de Infraesturura (CI) acataram projeto que altera a Lei de Saneamento Básico prevendo medidas de estímulo à redução do consumo de água. Entre as medidas, está a promoção ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos que permitam a economia desse recurso natural.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Câmara dos Deputados cria perfil oficial no Twitter




A Câmara dos Deputados lança nesta quinta-feira (8) sua página oficial no Twitter. No espaço, serão divulgados informações sobre votações, eventos, editais e programas institucionais.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB inicia intervenção ‘fria’ em São Bernardo




A saída do ex-prefeito William Dib das fileiras do PSB de São Bernardo serviu como estopim para a legenda socialista deflagrar intervenção no diretório local. Apesar de oficialmente a operação ser rechaçada, a ação é estrategicamente traçada pela executiva estadual como uma espécie de "guerra fria", ou seja, sem movimentações bruscas e alardes.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Rapública juntou centenas de jovens em Albufeira







Os jovens do concelho voltaram a assinalar o Dia da Implantação da República com um programa original, recheado de actividades. Graffiti, Concurso de DJ, Break Dance e concertos de bandas nacionais de Hip-Hop transformaram a Praça dos Pescadores num verdadeiro festival da juventude.




Muitos foram os curiosos que passaram pela Praça dos Pescadores, na tarde de 4 de Outubro, para assistirem ao maior festival de arte urbana realizado no concelho. (cont.)


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Informações da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa - CPLP











Cento e cinco jovens, desempregados, no município de Kambambe, Kwanza norte, receberam hoje, quinta-feira, diversos instrumentos de trabalho, no âmbito do programa do governo, denominado "Angola Jovem".
 
Os materiais, destinados aos jovens integrados em 16 cooperativas, foram entregues pelo director provincial da Juventude e Desportos do Kwanza Norte, Manuel António Gaspar, numa cerimónia testemunhada pelo administrador municipal adjunto de Kambambe, Francisco Manuel Diogo.






http://www.cplp.org
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ministro da Igualdade Racial discrimina vereadora negra em Macapá





A vereadora Cristina Almeida (PSB), que além de ser afrodescendente, tem atuação junto a comunidade de Macapá, não foi incluída na agenda do Ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, em visita ao Amapá.
O ministro participou na Universidade Federal do Amapá do lançamento do Projeto Igualdade Racial por meio da Educação e Capacitação, com foco na a Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura africana em toda a rede de ensino do país.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

FORUM SOCIAL MUNDIAL - FSM




CARTA CONVITE


Prezados Companheiros,
Prezadas Companheiras,

No último dia 18 de setembro, coroando um processo de reuniões e articulações, foi criado o Comitê Baiano do FSM que logo que nasceu se colocou uma formidável tarefa: a de organizar em Salvador da Bahia, Brasil, entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2010, um Fórum Social Mundial, de caráter temático, inédito não só no estado, mas na região Nordeste do país.

Os motivos da realização desse magno evento saltam aos olhos. Não fossem as precariedades da população da região, que colocam conhecidas dificuldades de comparecimento, em número expressivo, ao evento a ser realizado em Porto Alegre pouco antes, a concepção do FSMT e as particularidades da nossa região fazem com que possa dar uma contribuição marcante entre os fóruns já efetivados, a saber:

(a) Inserimos em sua estratégia a prioridade da atenção a África e a parte latino-americana do continente;

b) Entre os planos de dialogo estabelecidos se encontra a colocação frente a frente dos chefes de Estado da África e latino-americanos, assim como da sociedade civil e desses altos mandatários, a partir de questões temáticas;

c) Aproveitando a rica diversidade cultural existente na região pretendemos estabelecer o mais amplo e mais profícuo dialogo cultural já existente em FSMs;

Tem sido expressiva a presença do movimento social da região nas articulações do FSMT-Bahia. Entidades de base, Ongs, organizações de diversos tipos e objetivos, integrantes da sociedade civil organizada, assim como os apoios governamentais que tem sido expresso, mostrando consciência de que o FSMT de Salvador pode vir a contribuir para elevar o nível de articulação e visibilidade às demandas sociais da região, somando esforços com o combate dos efeitos locais da chamada globalização que aqui tem especificidades importantes.

A região Nordeste, apesar de ser uma das mais pobres do país, possui centros urbanos em condições de sediar o FSMT. Um desses centros, os quais nos fixam para a realização do FSMT é Salvador, a capital do estado da Bahia, estado que registra cerca de 35% da atividade industrial entre os nove estados da região e conta com uma população de 2.850.000 habitantes.

A cidade tem importância geográfica e estratégica. Localizada na parte superior do litoral brasileiro situa-se em frente da África e a meio caminho da Amazônia e do Caribe. Essa situação tem sido marcante em sua trajetória, fazendo com que a constituíssem durante dois séculos como capital administrativa, política e religiosa do país quando da conquista portuguesa do Brasil e, mesmo quando foi transferida a capital em 1763, por razões econômicas e militares, a Corte de D. João transferida para o país em 1808, a escolhesse para acolher primeiramente a sua presença sendo aqui assinado o decreto de abertura dos portos às nações amigas que se constituiu em um dos marcos do monopólio estrangeiro sobre o comércio no continente. Sua vantajosa posição em relação à África negra contribuiria para que viessem escravizados uma maioria expressiva de sua população, se constitui na maior cidade africana fora daquele continente para constituir, em suas cercanias, parte importante do sistema agrícola açucareiro que sustentou boa parte da colonização do país. Possuindo um porto que já foi o segundo maior das Américas, um ativo aeroporto internacional, e uma malha rodoviária diversificada, apresenta evidentes facilidades no deslocamento de pessoas, da região, do Brasil e do mundo para o FSMT.

Salvador, entretanto não se notabiliza apenas pela trajetória econômica e pelo privilégio de suas instituições políticas. Suas ruas guardam recordações perenes das aventuras de uma cidade rebelde. O barulho atual da Rua da Forca, da Praça da Piedade, e do Campo da Pólvora, entre outras, não esconde os martírios ali perpetrados. Nem o Forte do Barbalho, da Casa de Câmara e Cadeia, do Aljube, do Forte São Marcelo, entre outros quartéis militares, navios-prisão e cadeias ainda existentes ou extintas, podem ignorar o sofrimento dos que foram ali encarcerados por delito de opinião.

A cidade apresentou no que viria a ser seu território dezenas de núcleos populacionais de povos originais séculos antes da conquista européia. Com uma tradição de resistência à opressão Salvador presenciou lutas memoráveis, sendo que algumas delas se notabilizaram mundialmente e jogaram papel decisivo na trajetória do país. Foi assim que a sua conquista e de seu hinterlanddemandou pelo menos dois séculos para se efetivar contra a formidável resistência dos originais. Que diversos segmentos urbanos se revoltaram contra a Metrópole e seus governantes. Que a cidade foi palco da Conjuração baiana de 1798, a única do período a contar com forte presença social dos “de baixo”. Que se constituiu como elemento decisivo na guerra civil revolucionária de 1822/1823 que levaria à separação do Brasil de Portugal. Que, após este feito, diversos segmentos sociais se insubordinariam buscando garantir as promessas da independência, na luta contra o nascente Estado Nacional excludente e pela instituição do federalismo.

Aqui se realizaria nas primeiras décadas dos anos oitocentos o chamado ciclo de revoltas dos escravizados, que culminaria na chamada Revolta dos Malês em 1835, a maior insurreição urbana de escravizados desta parte do continente. Os soteropolitanos

Protagonizariam ainda, em 1837, a maior insurreição de sua história, a formidável “Sabinada”, onde os insurrectos tomaram posse da cidade durante vários meses só sendo derrotados pelo envio de tropas federais e estaduais, com o bombardeio da cidade o massacre de cerca de dez mil pessoas e a queima dos oficiais negros em fogueiras.

Suas lutas ultrapassaram a Colônia e o Império. Há mais de cem anos seus estudantes e trabalhadores se engajam em prol de lutas democráticas, trabalhistas e libertárias, as quais essa Carta-convite seria insuficientes para contar. É pródiga a presença de seus filhos na Greve Geral de 1919, a primeira do Brasil, na resistência contra os coronéis, nas trincheiras da revolução de 1930, contra as ditaduras do Estado Novo e a que se estabeleceu entre 1964 e 1985, nos ciclos de greves dos anos 1940, 1960 e 1980.

A chamada Era “Republicana” registra um sem fim de manifestações de inconformidade no território da capital do estado das quais estiveram presentes os soteropolitanos. Que diriam as que reivindicaram o fim da Segunda Grande Guerra, as Diretas Já, o Fora Collor, o Basta de Sarney, e a que exigiu a retirada das tropas norte-americanas do Iraque.

Os elementos aqui elencados, e os apoios que dispomos, permitem que possamos convidá-los para participar de um grande evento, o FSMT, projetado para adequar as suas dimensões conceituais, à riqueza política, cultural, social, histórica, religiosa, arquitetônica, e com uma gastronomia das mais ricas do planeta, com a recepção de um povo hospitaleiro que, mesmo sofrendo na pele todas as carências econômicas, as injustiças e discriminações, não perde a alegria e a afetividade de receber seus visitantes.

Se outro mundo é possível, certamente o modo de vida popular de Salvador da Bahia e da região Nordeste terá que ser plasmada nesse novo mundo!

Informamos aos companheiros/as que no dia 17/10/2009 estaremos realizando a segunda plenária de construção do FSMT-BA e que estas plenárias ocorrerão até o mês de janeiro,como forma democrática de participação dos Movimentos Sociais e Sociedade Civil,esperamos que sua organização some na construção onde um outro mundo é possível.

Salvador, 06 de outubro de 2009.

Comitê Baiano do FSM formado pelas seguintes organizações:

ABONG – Associação Brasileira de ONGs
MST/Via Campesina – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
UNE – União Nacional da Juventude
FNMN – Frente Nacional de Mulheres Negras
Dialogo e diversidade LGBT/Brasil
ABCMI – Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade
CUT – Central Única dos Trabalhadores
CTB – Confederação dos Trabalhadores Brasileiros
FS - Força Sindical
UGT – União Geral dos Trabalhadores
AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras
UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas
UNEGRO – União dos Negros pela Igualdade
CESE – Centro Ecumênico de Serviço
ABONG - NE
GRUPO OMI ODE

Apoiadores:

Fórum Mundial des Alternatives Memoire des Lutes
IPS Fórum Crise & Oportunidades
Memória Lélia Gonzalez

Telefones para Contato
Susete- 9998-8058/ 8783-0022
Franklin – 9946-2868
Auresi – 8887 -7639


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Reunião das Emendas Participativas, em Nova Friburgo, será no dia 30 de outubro







 
A reunião participativa para a indicação das Emendas Parlamentares do deputado federal Glauber, em Nova Friburgo, será no dia 30 de outubro às 18 horas na Quadra da Escola de Samba Unidos da Saudade.
 
A reunião finaliza uma série de 12 reuniões que o deputado está fazendo nos municípios da região centro norte fluminense para ouvir a população de cada município indicar onde devem ser investidos os recursos do mandato. As reuniões tem contado com uma grande participação das comunidades envolvidas.
 
Cada Deputado Federal tem 10 milhões em emendas. O Deputado pode indicar ao Orçamento Nacional onde ele quer que sejam investidos estes recursos. O deputado Glauber preferiu, então, fazer estas escolhas através de um processo participativo onde as próprias pessoas indicassem como queriam ver gastos estes recursos em seus municípios.
 
As reuniões tem acontecido da seguinte forma: cidadãos, associações e ONGs opinam e indicam onde devem ser destinados os recursos do mandato. Logo após todos os presentes votam qual é a melhor proposta. Nova Friburgo dispõe de 2 milhões em Emendas.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Universalização do ensino fundamental só em cinco anos


Jornal do Commércio


Universalização do ensino fundamental só em cinco anos
Estudo realizado pelo Ipea com números do IBGE mostra que o Brasil está ainda longe de garantir esse direito constitucional a todos os seus jovens
BRASÍLIA – O Brasil ainda vai precisar de cinco anos para conseguir cumprir a determinação da Constituição de garantir o ensino fundamental à população, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisou dados recém-divulgados do IBGE. O prazo será muito maior para a camada de brasileiros com mais de 30 anos, pobre, negra e rural.
O levantamento mostra ainda que a Região Sudeste é a única que já atingiu os oito anos obrigatórios de estudos, na média de seus moradores. No Nordeste, os alunos de 15 anos ou mais têm apenas 6,2 anos de educação, enquanto nas áreas rurais, a média não passa de 4,6 anos na escola. Seguir o caminho até a universidade é ainda mais difícil. Poucos brasileiros conseguem.
“Está claro que o problema da educação, principalmente o analfabetismo, no Brasil tem endereço e confirma a exclusão histórica brasileira. Para levar o Brasil ao mesmo nível de países como Chile e Argentina, é preciso resolver o gargalo do analfabetismo e também ampliar o ensino superior. Na velocidade em que vamos, ainda vai levar muito tempo”, disse o diretor de Estudos Sociais do Ipea, Jorge Abrahão.
Embora a taxa nacional de analfabetismo tenha sido de 10% em 2008, no Sudeste foi de 5,8% e no Nordeste, de 19,4%. Nas áreas rurais, o analfabetismo chega a 23,5%, contra 4,3% nas regiões urbanas. A taxa entre os negros é de 13,6%, mais do que o dobro do percentual identificado entre a população branca. A camada da população com mais de 40 anos tem um índice de analfabetismo de 16,9%.
O estudo também mostra que entre os 20% mais ricos da população, apenas 1,9% são analfabetos. Mas essa não é a realidade dos 20% mais pobres, entre os quais a taxa de analfabetismo é de 19%.
Segundo Abrahão, existem 50 milhões de vagas no ensino médio, o que não é pouco, mas é preciso ampliar a educação básica e melhorar sua qualidade. O problema mais grave, segundo ele, é o analfabetismo entre adultos.
“Significa que determinada faixa etária não teve acesso aos bancos escolares no momento adequado. Isso deveria ser tratado como uma preocupação nacional pelos três níveis de governo.”
Na última segunda-feira, o economista Flávio Comim, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgou o relatório anual de desenvolvimento humano e também alertou: “Pobreza não é apenas renda. A educação é mais determinante do que a renda”.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Prefeitura de Penedo realizou abertura do programa Pro Jovem Trabalhador





A Prefeitura Municipal de Penedo por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, habitação e Assistência Social e da Coordenadoria da Juventude realizou na última segunda-feira (5) na Escola Estadual Gabino Besouro a abertura do Programa Projovem Trabalhador.
Foram oferecidos cursos de Turismo e Hospitalidade, Arte e Cultura e Esporte e Lazer, o curso terá duração de seis meses para 100 jovens na faixa etária de 18 a 29 anos. O Projovem objetiva estimular e apoiar os jovens para inserção no mercado de trabalho, com um incentivo financeiro de R$100,00 mensal durante o curso, para cada participante com frequência nas atividades, além de material didático, kit do aluno e lanche. As aulas serão ministradas no turno da noite, sendo 75% das aulas realizadas na Escola Estadual Gabino Besouro e 25% no CAIC, tendo início às 18h30min até as 21h45min.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nota pública da UBES sobre o ENEM




UBES se manifesta em defesa dos vestibulandos, que acabaram sendo extremamente prejudicados com o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), re-agendado para dezembro. O Enem 2009 funcionará pela primeira vez como vestibular unificado em todo território nacional, sendo que 24 universidades federais aboliram seus processos seletivos em favor do novo exame. Mas diante do vazamento da prova, algumas universidades anunciaram que não vão considerar mais as notas do Enem.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Audiência Pública debate Estatuto da Juventude





O Projeto de Lei trata do Estatuto da Juventude, que define as obrigações da família, da sociedade e do poder público, para assegurar aos jovens a efetivação de seus direitos.
O evento será às 14h na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT). Os parlamentares mobilizaram integrantes dos movimentos que se preocupam com o tema como Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Rede Cidadã, Pastoral da Juventude, Comissão Pastoral da Terra, Parlamento Mirim e estudantes. 

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Porto Murtinho sedia o 6º Seminário Estadual da Juventude



O município de Porto Murtinho vai sediar o 6º Seminário Estadual da Juventude. Será a primeira vez que o evento será realizado fora da Capital de Mato Grosso do Sul. Os debates que acontecem entre os dias 9 e 11 de outubro na sede do Centro de Múltiplas Atividades (CMA), terão como foco principal: “Se liga. Nós podemos e a juventude tá em pauta!”.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Roraima - Deputado Estadual Ionilson Sampaio confirma filiação ao PSB



O deputado Ionilson Sampaio anunciou durante sessão desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), sua filiação ao PSB. Segundo parlamentar, sai do PMDB sem mágoas e sem problemas e acredita que o partido no qual militou por anos, não irá pedir sua cassação.

Ionilson disse a palavra do seu irmão e mentor político, o prefeito de Boa Vista Iradilson Sampaio (PSB), teve um peso especial em sua decisão de se filiar ao PSB, além é claro, das diretrizes do partido que são compatíveis com o que acredita como metas a serem alcançadas em prol da população de Roraima.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Roraima Deputada Marília Pinto se filia ao PSB - RR




BOA VISTA - A deputada Marília Pinto comunicou nesta última terça- feira, 6, durante sessão na Assembléia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo a deputada a decisão foi tomada com segurança.
A mudança para a nova legenda ocorreu com muita segurança. Sigo o caminho do desenvolvimento e esta rota não pode estar distante da realidade social e do processo de inclusão, que devem caminhar juntas -, disse. 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...


PSB prepara sua nominata para as proximas eleições em Rondônia




O Partido Socialista Brasileiro já está preparando sua nominata de candidatos às eleições do próximo ano. Em reunião com o deputado federal Mauro Nazif em seu gabinete, hoje, em Brasília, o deputado estadual Jesualdo Pires e o prefeito de Nova Brasilândia Silas Borges iniciaram a listagem que vai definir os nomes que concorrerão aos diversos cargos nas eleições de 2010.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB reage e rebate Marta





Líderes do PSB, inclusive Ciro Gomes, criticam declaração da ex-ministra de que o presidenciável não tem nada a ver com São Paulo
BRASÍLIA – O pré-candidato do PSB à Presidência da República, deputado federal Ciro Gomes (PSB), que trocou seu domicílio eleitoral do Ceará para São Paulo na semana passada, reagiu ontem às críticas dos petistas paulistas à possibilidade de ele disputar o governo do Estado. Lula tenta tirar Ciro da disputa presidencial, para deixar o caminho aberto para a ministra Dilma Rousseff, mas os petistas de São Paulo disseram não abrir mão de ter candidato próprio no Estado.
“Mudei a contragosto (o título eleitoral). Falei que não queria. Isso faz parte de uma estratégia conversada com o presidente Lula. Só estou executando isso. Reafirmo minha disposição de ser candidato à Presidência da República”, disse Ciro.


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Dirigentes do PSB entram com recurso contra ingresso de Skaf





Dirigentes do PSB entram com recurso contra ingresso de Skaf


Tatiana Fávaro, CAMPINAS
Tamanho do texto? A A A A
Representantes do movimento sindical filiados ao PSB entraram com recursos contra a entrada do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, no partido. O empresário, que assinou no dia 30 a filiação à sigla, é cotado para disputar a sucessão ao governo paulista na eleição de 2010.

Nos recursos levados aos diretórios municipal e estadual do PSB, em São Paulo, integrantes do PSB de Campinas alegaram que Skaf é um dos principais líderes patronais do País, que tem se pronunciado contra iniciativas de trabalhadores e que a Fiesp é a patrocinadora do projeto que levou os "neoliberais" ao poder.

O presidente estadual do PSB, Márcio França, disse que os filiados têm direito de pedir a impugnação. "Mas é um equívoco achar que somos um partido que não pode ter empresário", disse. Segundo França, Skaf concordou com as diretrizes do PSB antes de entrar na legenda.

O presidente da Fiesp informou, por meio da assessoria de imprensa, que respeita o posicionamento dos sindicalistas, mas vai aguardar manifestação do partido. 

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...