sábado, 29 de maio de 2010

Fórum das Civilizações: jovens protestam por omissão de suas sugestões


RIO DE JANEIRO, Brasil — Os jovens que participam no III Fórum das Civilizações protestaram neste sábado contra o que consideram a omissão de suas recomendações no programa central do encontro, realizado no Rio de Janeiro.
"Queremos mudanças", reclamou um grupo de jovens presente no segundo dia do evento intercultural onde a juventude é um dos temas abordados.
"O grupo de jovens participantes do Fórum do Rio deseja expressar sua grande decepção pela omissão de suas recomendações", afirmaram, em um comunicado à imprensa.
Os integrantes do Fórum da Juventude apresentaram suas recomendações, que deviam ser anunciadas na cerimônia de abertura na terceira edição do Fórum das Civilizações, mas, segundo eles, foram omitidas.
"Esta omissão é ainda mais lesiva porque a maioria dos interlocutores de alto nível que fizeram comentários destacaram a importância da participação da juventude em nível global", acrescenta o texto.
Fonte:www.google.com

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Sérgio Novais é internado às pressas


O presidente do PSB de Fortaleza e pré-candidato a deputado federal, Sérgio Novais (PSB), de 54 anos, passou ontem por uma crise de pressão arterial e encontra-se internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Monte Klinikum, no bairro Meireles. 

Ele se sentiu mal durante encontro regional do PSB na região do Cariri, sendo levado às pressas para o hospital Casa de Saúde São Miguel, no Crato – distante 542 quilômetros de Fortaleza. 

Lá, por volta do meio dia de ontem, recebeu os primeiros atendimentos. Depois de algumas horas, o político foi transferido para Fortaleza. Sérgio foi deslocado de avião para a capital, em uma UTI aérea. Chegou a Fortaleza por volta das 18 horas, sendo internado no hospital Monte Klinikum. Até o fechamento desta edição, o hospital não havia se manifestado sobre o atual estado de saúde de Sérgio Novais nem informado sobre uma possível previsão de alta. 

A vereadora Eliane Novais (PSB), que está acompanhando o estado de saúde do irmão, não quis falar à imprensa sobre o assunto. A informação sobre a crise de hipertensão de Sérgio foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Ontem à noite, a assessoria informou que seu estado de saúde estava “tranquilo” e que ele estava consciente. “Ele veio o tempo inteiro consciente do hospital no Crato até o hospital em Fortaleza”, informou sua assessoria. 

Histórico 
Esta não é, porém, a primeira vez que Sérgio é obrigado a se submeter às atenções médicas. Em 2005, ele já havia passado por um grave problema de saúde, tendo se submetido, incluive, a uma cirurgia na aorta – a maior artéria do sistema de circulação sanguínea humano. Em consequência disso, no ano seguinte, Sérgio ficou de fora das disputas eleitorais por recomendação médica. 

No encontro de ontem, do qual Sérgio participava no momento em que se sentiu mal, membros do PSB do Ceará discutiram sobre seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.
Fonte:www.noolhar.com

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

“O PSB-TO tem nomes para compor a chapa majoritária”


O presidente do PSB no Tocantins, deputado federal Laurez Moreira, cobra coerência do PT. Segundo Laurez, em vez de insistir em candidatura própria com pouquíssima chance de sucesso, os petistas deveriam fazer aliança com o PMDB, reproduzindo a aliança nacional entre PT, PMDB e PSB. O deputado avalia que além de fortalecer o palanque de Dilma Rousseff o partido poderia ajudar na vitória ainda no primeiro turno. “O PSB deu uma demonstração de grandeza, tirou um forte candidato a presidente da República, com porcentual considerável de intenção de votos na pesquisa, para fortalecer a candidatura da companheira Dilma para a Presidência da República”, lembra o deputado. 
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB de MS discute no domingo aliança com André ou Zeca


A Executiva Estadual do PSB se reúne no próximo domingo, às 9h, na sede do partido, em Campo Grande, para discutir as eleições de outubro.

De acordo com o presidente regional, Sérgio Assis, entre os assuntos em pauta estão as alianças eleitorais. O partido ainda não decidiu se irá apoiar o projeto de reeleição de André Puccinelli (PMDB) ou a tentativa de Zeca do PT de retornar ao Poder.

“Não será uma reunião deliberativa sobre esse assunto. Ainda vamos ouvir os dois candidatos e tirar uma decisão coletiva, mas é um dos assuntos em pauta”, explicou o dirigente partidário.

O PSB também discutirá qual a melhor estratégia para eleger o maior número de parlamentares.

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lei Capiberibe -- A História da Lei da Transparência


Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Sob críticas, Lula volta a defender o acordo de Teerã


Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PSB lança pré-candidatura de Camilo Capiberibe ao governo do Amapá



Por Eduardo Neves

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou resolução na manhã desta quinta-feira, 27, onde lança a pré-candidatura do deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB-AP), ao governo do Amapá. A decisão foi tomada em reunião da executiva do partido que aconteceu na sede do PSB.
Na resolução, os membros da executiva do partido elegeram o PT como aliado preferencial do PSB que já tem composição eleitoral com o PMN, Partido da Mobilização Nacional, para a recomposição da Frente Popular de Oposição visando disputar as eleições gerais deste ano. Além de reiterar o convite para que o PSOL, Partido Socialismo e Liberdade continue compondo a Frente.
Na avaliação dos membros do partido, o pré-lançamento do nome do deputado estadual Camilo Capiberibe, possibilita ao eleitor amapaense entre as pré-candidaturas posta uma alternativa de escolha de oposição, uma vez que o governador Pedro Paulo (PP-AP), o presidente da Assembléia Legislativa, Jorge Amanajás e o ex-deputado Lucas Barreto (PTB-AP), que concorrem ao governo do Estado, pertencem à chamada harmonia, grupo que tem como fiador o presidente do senado José Sarney (PMDB-AP).
Diante da decisão do PSB tomada nesta quinta-feira, na manhã desta sexta-feira, 28, acontece à reunião com o Grupo de Trabalho formado pelo Partido dos Trabalhadores que pretende formalizar a vaga de vice-governador, apoio ao nome do professor Marcos Roberto candidato ao senado, e oferecer coligação proporcional aos cargos de deputado federal e estadual aos partidos aliados.
Fonte: www.correaneto.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lei Capiberibe abre contas públicas na internet a partir desta sexta



Brasília, 27/05/2010 – A Controladoria Geral da União lançou nesta quinta, 27, o novo Portal Transparência (www.transparencia.gov.br) resultante da Lei Complementar 131/2009, a Lei Capiberibe. A solenidade na Presidência da República teve a presença do autor da Lei, João Capiberibe, da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP), da Ministra Chefe da Casa Civil Erenice Guerra, do Ministro da Controladoria Geral da União Jorge Hage, do Procurador Geral da República Roberto Monteiro Gurgel Santos e representantes de entidades organizadas da sociedade civil, como a ONG Contas Abertas. http://leicapiberibe.net/
Fonte: www.correaneto.com.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

ARTIGO

A Pátria Grande

27-04-10
Por: Chico Barreira
 Na  agenda  de Serra, a destuição do MERCOSUL
Já sabíamos que José Serra não tem nervos de aço coisa nenhuma e que, destemperado, diz e faz as maiores asneiras. Mas ontem (quarta-26) ele passou dos limites e descredenciou-se como candidato à presidência,  ao referir-se de forma  grosseira e torpe  ao povo boliviano e a seu presidente  Evo Morales. Em declarações à Rádio Globo (só podia ser) ele responsabilizou o país vizinho por nossas mazelas em termos de violência e consumo de drogas. E fez isso usando argumentos  falsos e palavras  incompatíveis com os de um chefe de  estado.
Este blog foi informado, ontem mesmo, que  a UNASUL, União das Nações Sulamericanas, que reúne todos países do Continente, vai  solicitar, formalmente, explicações do transtornado candidato tucano. Em verdade, nem mesmo o mais energúmeno dos direitistas norte-americanos refere-se de forma tão baixa a um país amigo e vizinho.
Eis as palavras textuais do candidato desastrado: “ Você acha que a Bolívia ia exportar  80% a 90% da cocaína consumida no Brasil se o governo de lá não fosse cúmplice”. Em seguida ironizou a amizade entre os presidentes Lula e Evo Morales: “essa coca vem da Bolívia  onde  há um governo amigo com quem se fala muito”.
Não é verdade que a cocaína   que entra no Brasil seja proveniente da Bolívia nas proporções chutadas por Serra. O grande  e tradicional fornecedor  para o Brasil e para o Mundo é a Colômbia governada por Álvaro Uribe.  Ali se localizam os grandes  cartéis do crime organizado. Quanto a Uribe, um aliado  dos Estados Unidos e ideologicamente afinado com os tucanos, há farta documentação comprovando as ligações de sua família (inclusive seu pai) com os chefões do narcotráfico. Sobre ele, Serra se cala.
Entretanto este é apenas o enredo policial da questão. O mais importante é registrar que  o    PSDB tem uma  longa tradição de má vontade em relação ao MERCOSUL. No final dos anos 90 do século passado,  Fernando Henrique quase detonou este mercado comum, no episódio da brusca desvalorização do real, o que  colocou nossas relações com a Argentina em seu nível mais baixo.
Para ser ter uma idéia da importância do MERCOSUL diga-se que ele  é hoje um dos nosso três principais parceiros comerciais (um terço do nosso comercio exterior), com a vantagem de que  ao contrário do que  acontece com a Europa e a China, vendemos para nossos vizinhos produtos industrializados, principalmente.
O mais importante, porém, é que o Brasil só alçou a  condição de  protagonista da  cena mundial , plenamente aceito  pelas grandes potências, graças ao fato de , antes, como primeiro degrau, ter  alcançado a posição de líder natural da América do Sul, sendo, inclusive  o idealizador da implantação da UNASUL que só existe, porque, com paciência , habilidade e generosidade,  não permitimos que o MERCOSUL fosse  fragilizado, um dos objetivos estratégicos dos Estados Unidos. Objetivo este notoriamente compartilhado pelos tucanos e pelas Organizações Globo.

Fonte: www.fatosnovosnovasideias.wordpress.com
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Campanha da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil para que o presidente Lula sancione o Fim do Fator Previdenciário.


Fonte: www.portalctb.org.br
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ao Movimento Sindical e à Classe Trabalhadora Brasileira



As eleições gerais de 2010 serão um momento decisivo para o País e para a democracia que estamos construindo, pois se realizarão num quadro político singular, caracterizado pelo crescimento sustentado da economia, pelo regime de amplas liberdades democráticas e pela afirmação do papel propositivo do movimento sindical e da classe trabalhadora, possibilitado por um largo processo de unidade de ação entre as centrais sindicais.
A campanha eleitoral será marcada pela acirrada disputa entre distintos e divergentes projetos políticos e de desenvolvimento para o País nos próximos anos. As diferentes candidaturas apresentarão à sociedade e ao debate político suas propostas e programas de governo.

É do interesse dos trabalhadores e trabalhadoras, assim como da maioria do povo e daqueles que aspiram uma sociedade justa, fraterna e democrática, que este processo de formulação envolva e mobilize milhões de brasileiros.

Partindo desta premissa, as centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, Nova Central e CGTB realizarão no dia 1º de junho de 2010, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo – SP, a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora para, numa grande Assembléia, reunir dezenas de milhares de dirigentes e ativistas sindicais para discutir e deliberar sobre um projeto nacional de desenvolvimento para o País, iniciativa inédita e histórica que marcará a trajetória do movimento sindical através da afirmação do protagonismo e da unidade dos trabalhadores.

Convocamos, portanto, o conjunto do movimento sindical brasileiro para se fazer presente em São Paulo no dia 1º de junho. É fundamental que, desde já, sejam organizadas representativas caravanas sindicais de todos os Estados e regiões do Brasil, com trabalhadores do campo e da cidade, da ativa e aposentados, jovens, mulheres e homens, para que nossa Conferência seja uma massiva demonstração da diversidade brasileira e da determinação da classe trabalhadora.

Contando com a presença de todos e todas, enviamos nossas saudações sindicais.

– Viva a unidade dos trabalhadores!
– Todos à Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembléia 1º de junho!

Central Única dos Trabalhadores
Artur Henrique da Silva – Presidente

Força Sindical
Paulo Pereira da Silva (Paulinho) – Presidente

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Wagner Gomes – Presidente

Nova Central Sindical dos Trabalhadores
José Calixto Ramos – Presidente

Central Geral dos Trabalhadores do Brasil
Antônio Neto – Presidente
Fonte: www.portalctb.org.br


Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Beijaço termina com ameaça de espancamento


Bandeiras coloridas, faixas de protesto e beijos. Muitos beijos. Eles com eles e elas com elas. Cerca de 300 pessoas participaram do ato contra a homofobia na UnB, nesta quinta-feira, 27 de maio. O “beijaço”, que tem o objetivo de acabar com o preconceito não só na universidade, mas em toda sociedade, acabou marcado pelo bate boca com um grupo favorável ao “orgulho hetero”. Uma jovem afirmou que foi ameaçada de espancamento. Manifestantes procuraram a 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) para registrar queixa, mas não conseguiram por causa de greve dos policiais civis.
Fonte:www.unb.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB Nacional divulga resolução que estabelece diretrizes para as eleições de 2010 e fixa a política de alianças



O Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) divulgou nesta quarta-feira (26) a versão final da Resolução nº 001 de 2010, que estabelece as diretrizes para as eleições de 2010 e fixa a política de alianças, bem como do regimento interno para o congresso, marcado para o dia 14 de junho, em Brasília.







Os documentos foram aprovados durante reunião do Diretório, realizada na última sexta-feira (21), em Brasília, ocasião na qual a proposta original da Resolução recebeu emendas.

Com base no documento aprovado, o PSB apóia nacionalmente a candidata Dilma Rousseff. Porém, nos estados, as alianças com outros partidos deverão ser homologadas pela Executiva Nacional. 

Íntegra da Resolução e para baixar o Regimento Interno da Convenção.
------------------------------------------
Diretório Nacional
Resolução nº 001 de 2010


Estabelece diretrizes para as eleições de 2010 e fixa sua política de alianças.

                   Considerando o compromisso partidário com as teses do socialismo, que compreendem no Brasil o fortalecimento do processo democrático, a inclusão social, a redistribuição da renda nacional, o desenvolvimento regional e a igualdade de oportunidades e a soberania;

                   Considerando o Programa Partidário, e a campanha eleitoral, em todos os níveis, como o melhor momento para sua divulgação e defesa;

                   Considerando a necessidade de ampliar os espaços eleitorais do Partido em todas as regiões do território nacional;

                   Considerando, em especial, a necessidade de crescimento das bancadas socialistas na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nas Assembléias Legislativas;

                   Considerando ainda, a importância de ampliar o número de governos estaduais socialistas nas diferentes regiões do País;

                   Considerando ainda nossos compromissos programáticos com a continuidade e aprofundamento, no próximo exercício, das conquistas econômicas, políticas e sociais logradas pelo povo brasileiro no governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de cuja base de sustentação e Ministério participa o PSB desde o primeiro dia,

O DIRETÓRIO NACIONAL ESTABELECE

as seguintes Diretrizes a serem observadas pelas direções partidárias, candidatos e militantes nas eleições majoritárias e proporcionais de 2010


Art 1º - As decisões das direções estaduais e de suas respectivas convenções ou congressos estaduais do PSB, relativas às eleições de 2010, para terem vigência, deverão previamente ser homologadas pela Comissão Executiva Nacional.

Art 2º - Para os efeitos do que dispõe o artigo anterior, as diretrizes das comissões regionais, contendo seu projeto eleitoral para as eleições deste ano, deverão chegar à Comissão Executiva Nacional, por meio gráfico ou eletrônico, até o dia 05 de junho próximo, contendo, no mínimo, as seguintes informações:


                                         I.      Exposição do quadro partidário eleitoral do Estado para as eleições majoritárias e, para as eleições de deputados federal e estadual;

                                     II.      Proposta e justificativa de coligação para as eleições majoritárias, (Senado e Governos Estaduais) e proporcionais;

                                 III.      Nominata dos (as) candidaturas a deputado (a) federal com dados sucintos sobre cada um (a);

                                  IV.      Expectativas eleitorais partidárias.


Art 3º - A política de alianças partidárias em todos os níveis deverá priorizar as alianças com os Partidos que compõem a base de sustentação política do governo federal e/ou dos governos estaduais do PSB, e nelas, os Partidos de esquerda, ressalvados os casos previamente autorizados pela direção nacional.

Parágrafo Único – Relativamente às decisões dos congressos estaduais compete à Comissão Executiva Nacional, ex officio  ou provocada por qualquer militante em petição fundamentada, examinar, opinar e se for o caso, ajustar os projetos eleitorais estaduais ao objetivo eleitoral/nacional do Partido contido nas presentes Diretrizes.

Art 4º - Todos os titulares de mandato eleitoral, em qualquer nível, e os candidatos aos demais cargos, bem como os dirigentes partidários terão de apoiar candidatos do PSB a Câmara dos Deputados (deputado federal), bem como os candidatos do Partido a cargos majoritários sob pena de não poderem disputar futuras eleições pelo PSB, quando não forem candidatos neste pleito, ou terem seus nomes retirados da nominata de candidatos partidários, no caso daqueles que disputarão as eleições deste ano.


Parágrafo Primeiro – Em caso de descumprimento da determinação prevista no caput deste artigo, o filiado responderá a processo disciplinar perante a respectiva Comissão de Ética, municipal, estadual ou nacional, conforme o caso;

Parágrafo Segundo – Nos municípios com existência organizada do PSB, de forma provisória ou definitiva, quando na apuração dos votos da circunscrição, nas eleições deste ano, verificar-se votação para candidatos do Partido em número inferior ao de seus filiados, a direção partidária será dissolvida;

Parágrafo Terceiro – A providência a que se reporta o § 1º deste artigo deverá ser adotada pela respectiva comissão estadual, provocada por qualquer militante ou ex officio, sob pena de intervenção a ser decretada pela Comissão Executiva Nacional.

Art 5º - Nos termos destas Diretrizes, o Diretório Nacional propõe ao Congresso Nacional a reunir-se em Brasília no próximo dia 14 de junho e nos termos de seu Regulamento, apoiar a candidata do Partido dos Trabalhadores, Dilma Roussef à Presidência da República cabendo à Executiva Nacional oferecer à candidata e à Coligação que a apoiará suas sugestões programáticas as quais espera ver incorporadas ao seu programa de governo.

Art 6º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua aprovação.
Brasília-DF, 21 de maio de 2010.


Governador EDUARDO CAMPOS
Presidente Nacional do PSB

---------------------------------------------------------------------------


REGIMENTO INTERNO DO
CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO DO PSB




DA SESSÃO DE ABERTURA E DO TEMÁRIO DO CONGRESSO EXTRAORDINÁRIO




                   Art. 1º - O Congresso Extraordinário do Partido Socialista Brasileiro - PSB, será realizado no dia 14 de junho de 2010, no Auditório Miguel Arraes, da Sede Nacional do Partido, no horário de 13:00 às 17:00 horas, em Brasília, Distrito Federal.

                   Parágrafo Único - A sessão inaugural do Congresso Extraordinário será aberta com um informe da Comissão Executiva Nacional sobre a conjuntura nacional e a proposta de encaminhamento eleitoral da sucessão presidencial.

                   Art. 2º - O Congresso Extraordinário, órgão partidário correspondente a Convenção Nacional, deliberará exclusivamente sobre a integração ou não do PSB à coligação partidária que se conforma como base de apoio eleitoral da candidatura presidencial liderada pelo Partido dos Trabalhadores, e encabeçada pela ex-Ministra Dilma Rousseff bem como sobre sugestões programáticas partidárias.

                Art. 3º - A Mesa Diretora do Congresso será composta pelos membros da Comissão Executiva Nacional.

                   Art. 4º - Na sessão de abertura dos trabalhos este Regimento Interno será submetido à deliberação e aprovação do plenário do Congresso Extraordinário.


DOS DELEGADOS AO CONGRESSO NACIONAL EXTRAORDINÁRIO



                   Art. 5º - Os delegados do PSB ao XI Congresso Nacional do Partido serão também delegados ao Congresso Extraordinário de que trata este Regimento Interno.

                   Parágrafo Único – Caso os Congressos Estaduais do PSB desejem, poderão substituir os delegados a que se refere o caput deste artigo por novos delegados eleitos na seguinte proporção:

                   I – Dez delegados por unidade federativa na qual o PSB, até a data-limite da realização dos Congressos Estaduais, estiver organizado em caráter definitivo, e obtenha o registro pela Executiva Nacional, que se pronunciará em tempo hábil à realização do Congresso Nacional.

                   II – Nos Estados nos quais o PSB tiver direção estadual provisória serão eleitos ao Congresso Nacional do Partido apenas 4 (quatro), delegados por unidade federativa, dos delegados previstos na alínea anterior.

                   III – Na unidade federativa na qual o PSB tiver obtido pelo menos 2% dos votos apurados para a Câmara dos Deputados, acrescenta-se um (01) delegado, e mais um (1) delegado a cada trinta mil votos além do percentual de sufrágios referidos neste dispositivo.

                   IV – Na unidade federativa na qual o PSB houver eleito Deputados Federais, a cada Deputado eleito pelo PSB corresponderá um delegado.

                   V – São delegados natos ao Congresso Nacional Extraordinário do PSB os seguintes detentores de mandatos eletivos pela legenda do Partido: os governadores e os vice-governadores, os senadores, os deputados federais, os membros do Diretório Nacional.

                   Art. 6º - O Congresso será instalado com a presença de pelo menos 20% (vinte por cento) dos delegados com direito a voto e deliberará por maioria absoluta de votos.


DISPOSIÇÕES FINAIS



                   Art. 7º - A Executiva Nacional nomeará os membros da Comissão de credenciamento do Congresso Extraordinário.

Parágrafo Único – Da decisão da Comissão de credenciamento cabe recurso ao plenário.

                   Art. 8º - O credenciamento dos delegados ao Congresso Extraordinário dar-se-á a partir das 11:00 horas do dia 14 de junho, na Sede Nacional do Partido.

                   Art. 9º Os casos omissos serão decididos pela Mesa do Congresso, cabendo recurso ao plenário.




Brasília-DF, 21 de maio de 2010.

Leias Mais... 

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Moda na Câmara Municipal de São Paulo, Twitter vira meio de cobrar vereador



O Twitter pegou na Câmara Municipal: 39 dos 55 vereadores paulistanos já estão entre os 100 milhões de usuários da rede social - um crescimento de quase quatro vezes em comparação a maio de 2009. Nos últimos meses, a interação entre vereadores e cidadãos pelo Twitter cresceu em qualidade e quantidade.
Para tentar mensurar o desempenho dos parlamentares paulistanos no microblog, o Estado elaborou três rankings com auxílio de ferramentas online que medem as estatísticas e a popularidade de usuários do Twitter. Foi possível medir o vereador mais influente, o que mais fala e o que mais responde às mensagens dos munícipes.
O líder das três listas é o mesmo: o vereador, escritor e apresentador Gabriel Chalita (PSB). Famoso por suas mensagens poéticas e recados de autoajuda no microblog, o parlamentar paulistano mais bem votado nas eleições de 2008 tem 44.605 seguidores e envia em média 972 mensagens por mês (ou 33 por dia), sendo 84% respostas a cidadãos. Para efeito de comparação, o segundo colocado, Gilberto Natalini (PSDB), responde 48% do que envia.

Fonte:www.estadao.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lançamento da pré-candidatura de Paulo Skaf ao governo de São Paulo





O Skaf chegou!
PSB paulista rompe barreiras, supera desafios e lança novamente pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes

O PSB lançou na ultima sexta feira (21/05) a pré-candidatura a governador do presidente da Fiesp, Paulo Skaf. Em evento na Assembléia Legislativa paulista, diversas lideranças da legenda, incluindo representantes nacionais e estaduais, dentre os quais destacamos, o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o presidente estadual, Márcio França (deputado federal).



Outras lideranças também se fizeram presentes: Ricardo Coutinho, prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao governo da Paraíba, deputado federal Rodrigo Rollemberg, líder do PSB na Câmara dos Deputados, Wilson Martins, governador do Piauí, Renato Casagrande, líder do PSB no Senado Federal e pré-candidato ao governo do Espírito Santo. Além de prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e outras lideranças socialistas de todo o país.

“São Paulo tem que ser referência no respeito às pessoas, na segurança, na saúde, no transporte publico” disse o pré candidato em seu discurso. Falando do papel que o Estado deve ocupar no cenário nacional. Também salientou que o governador deve assumir responsabilidades e delegar poderes. “Temos que descentralizar o poder do Palácio dos Bandeirantes para outras regiões do Estado”, afirmou.

“Não vamos ficar esperando o Governo Federal, para resolver os problemas do Estado de São Paulo, como nos aeroportos e nas estradas federais”, disse Skaf. O pré-candidato aproveitou o discurso para responder aos que afirmam que ele não tem chances na eleição: “Nós somos o novo, se já tivéssemos 20% das intenções de voto, seriamos o velho”, concluiu.

Eduardo Campos destacou o perfil empreendedor de Skaf e, apontou o longo tempo em que o Estado é governado pelo mesmo partido. “Já está na hora de renovação, aproveitando as coisas boas que foram feitas no Estado”, afirmou. “São Paulo vai prestar atenção às conversas e propostas de Skaf. O povo desse estado vai ter uma grata surpresa com as suas ideias.”

“Estamos vivendo hoje com esse pré-lançamento a primeira grande etapa, lançando o nome de Paulo Skaf. No próximo dia 13 de junho, será a próxima, quando teremos o maior congresso que esse Estado já viu e vamos para a disputa eleitoral”, disse o presidente estadual do PSB Márcio França.

Renato Casagrande destacou a pré-candidatura apontando que é “fundamental que as propostas do PSB possam ser apresentadas para a sociedade paulista, e assim para a sociedade brasileira”.

Paulo Skaf
O pré-candidato do PSB ao Governo de São Paulo é paulistano, tem 54 anos, casado com Luzia e pai de cinco filhos. É presidente da Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai-SP.

O evento contou ainda com uma homenagem à Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco e líder maior do PSB, falecido em 2005.

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

domingo, 23 de maio de 2010

Eles ainda são minoria





João Batista de Sousa, 57 anos, é quase uma exceção. Ao longo da vida, atingiu lugares inimagináveis pela sua família e pela sociedade onde vivia. Negro, pobre, filho de uma dona de casa e um agricultor, decidiu estudar e mudar a trajetória a que muitos à sua volta o condenavam: seguir os passos do pai.

O mineiro da cidade de Uberaba se tornou um cirurgião especialista em coloproctologia (câncer intestinal), e, hoje, acumula ainda as funções de professor e vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB). Sempre bem-humorado, João Batista diz que costuma “não dar ouvidos ao preconceito”, que, segundo ele, o "acompanhou sempre".