terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Jovens com nível superior são maioria no Fórum Social




SÃO PAULO - A maioria dos participantes das reuniões do Fórum Social Mundial é formada por jovens com elevado grau de escolaridade. Pesquisa por amostragem realizada entre as 150 mil pessoas presentes à mais recente edição mundial do evento, realizada no ano passado, em Belém, mostrou que 64% tinham até 34 anos de idade. No campo da escolaridade, verificou-se que 81% possuíam diploma de curso superior ou estavam na faculdade.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ministério da Cultura terá maior orçamento da história; R$ 2,2 bilhões




O Ministério da Cultura (MinC) terá pouco mais de R$ 2,2 bilhões para utilizar em 2010. É o maior orçamento da história do ministério. O montante consta na peça orçamentária aprovada pelo Congresso Nacional e representa mais que o dobro do que foi aplicado efetivamente pelo órgão no ano passado. Em relação ao montante previsto no projeto também aprovado pelo Congresso para 2009, o valor é 64% maior (veja a tabela). Os dados não incluem as aplicações da Lei Rouanet.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Presidente do PSB Governador Eduardo Campos repele pressão pela saída de Ciro





Às vésperas de receber Lula em Pernambuco, o governador Eduardo Campos disse que cabe apenas ao PSB definir se Ciro Gomes disputará o Planalto:

“Nossas decisões não serão tomadas por dirigentes de outras legendas. Nossas decisões serão tomadas pela nossa direção”.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nação Hip-Hop 3º Encontro Nacional



Conheça a programação do 3° Encontro Nacional

Quinta Feira – 1° Dia - 28/01

10:00 Hs – Inicio do encontro de graffiti – Intervenção nos muros da cidade
12:00 Hs - Credenciamento das delegações, recepção na Praia da Biquinha
13:00 Hs: Abertura dos alojamentos
19:00 Hs: Festa das delegações (Coletivo Hip-Hop Caiçara e Coletivo Zona Oeste SP)
Império ZO
Viela 17

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Só os jovens podem livrar o Brasil de uma crise em 2030



Estudo inédito revela que só os jovens podem salvar o Brasil de uma iminente ruína econômica. Caso o país não adote políticas públicas para a formação adequada e a inclusão da população de 15 a 24 anos no mercado de trabalho nas próximas duas décadas, o Estado não vai suportar a carga de despesas com os idosos. O alerta é um dos apontamentos feitos no livro A Juventude Brasileira em um Contexto Atual e em um Cenário Futuro, que reúne pesquisas de diversas universidades públicas e órgãos do governo federal, lançado nesta sexta-feira, 22 de janeiro, na UnB.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Cartaz da campanha contra a presença militar yankee na América Latina.




Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Reflexões do companheiro Fidel






ENVIAMOS MÉDICOS E NÃO SOLDADOS

Na reflexão do 14 de Janeiro, dois dias depois da  catástrofe de Haiti que destruiu esse irmão e vizinho país, escrevi: “Cuba, apesar de ser um país pobre e bloqueado, desde há anos está cooperando com o povo haitiano. Por volta de 400 médicos e especialistas da saúde prestam cooperação gratuita ao povo haitiano. Em 127 das 137 comunas do país trabalham todos os dias os nossos médicos. Por outro lado, não menos de 400 jovens haitianos foram formados como médicos na nossa Pátria. Trabalharão agora com o esforço dos nossos médicos que viajaram ontem para salvarem vidas nesta crítica situação. Podem mobilizar-se, portanto, sem especial esforço, até mil médicos e especialistas da saúde que já estão quase todos ali e dispostos a cooperar com qualquer outro Estado que desejar salvar vidas haitianas e reabilitar feridos”.
 “A situação é difícil ? comunicou-nos a Chefa da Brigada Médica Cubana? porém temos começado já a salvar vidas.”
 A cada hora, de dia e de noite, nas poucas instalações que não foram destruídas, em casas de campanha ou em parques e lugares abertos, por medo da população a novos tremores, os profissionais cubanos  da saúde começaram a trabalhar sem descanso.
A situação era mais grave que o imaginado inicialmente. Dezenas de milhares de feridos imploravam por ajuda nas ruas de Porto Príncipe, e um número incalculável de pessoas  de pessoas jaziam, vivas ou mortas, sob as ruínas de argila ou adobe com que tinham sido construídas as moradias da imensa maioria da população. Prédios, inclusive mais sólidos, derrubaram-se. Foi necessário além disso localizar, nos bairros destruídos os médicos haitianos formados na Escola Latino-americana de Medicina (ELAM), muitos dos quais foram afectados directa ou indirectamente pela tragédia.
Funcionários das Nações Unidas ficaram apresados em várias hospedagens e se perderam dezenas de vidas, incluídos vários chefes da MINUSTAH, uma força das Nações Unidas, e se desconhecia o destino de centenas de outros membros do seu pessoal.
O Palácio Presidencial de Haiti  derrubou-se. Muitas instalações públicas, inclusive várias de carácter hospitalar, ficaram em ruínas.
A catástrofe comoveu o mundo, que pôde presenciar o que estava acontecendo através das imagens dos principais canais internacionais de televisão. De todas as partes, os governos anunciaram o envio de peritos em resgate, alimentos, medicamentos, equipamentos e outros recursos.
De conformidade com a posição pública formulada por Cuba, o pessoal médico de outras nacionalidades, nomeadamente, espanhóis, mexicanos, colombianos e de outros países, trabalhou arduamente junto dos nossos médicos em instalações que tínhamos improvisado. Organizações  como a OPS e países amigos como a Venezuela e de outras nações forneceram medicamentos e variados recursos. Uma ausência total de protagonismo e chauvinismo caracterizou a conduta impecável  dos profissionais cubanos e os seus dirigentes.
Cuba, do mesmo jeito que já o fez em situações semelhantes, como quando o Furacao Katrina causou grandes estragos na cidade de Nova Orleans e pôs em perigo a vida de milhares de norte-americanos, ofereceu o envio de uma brigada médica completa para cooperar com o provo dos Estados Unidos da América, um país que, como se conhece, possui imensos recursos, mas o que se precisava nesse instante eram médicos adestrados e equipados para salvarem as vidas. Por sua localização geográfica, mais de mil médicos da Brigada “Henry Reeve” estavam organizados e prontos com os medicamentos e equipamentos pertinentes para partirem a qualquer hora do dia ou da noite para essa cidade norte-americana. Pela nossa mente nem sequer passou a idéia de que o Presidente dessa nação rejeitasse a oferta e permitisse que um número de norte-americanos que podiam salvar-se perdessem a vida. O erro desse Governo se calhar consistiu na sua incapacidade para compreender que o povo de Cuba não vê no povo norte-americano um inimigo, nem como culpado das agressões que tem sofrido a nossa Pátria.
Aquele Governo também não foi capaz de compreender que o nosso país não precisava mendigar favores ou perdoes daqueles que durante meio século tem tentado inutilmente de nos pôr de joelhos.
O nosso país, igualmente no caso de Haiti, aceitou imediatamente  o pedido de sobrevoo na região oriental de Cuba e outras facilidades que precisavam as autoridades norte-americanas para prestarem assistência o mais rapidamente possível aos cidadãos norte-americanos e haitianos afetados pelo terremoto.
Estas normas têm caracterizado a conduta ética do nosso povo que, unido a sua equanimidade e firmeza, têm sido as características permanentes da nossa política externa. Isso é bem conhecido por todos aqueles  adversários nossos no contexto internacional.
 Cuba defenderá firmemente o critério de que a tragédia que teve lugar em Haiti, a nação mais pobre do hemisfério ocidental, constitui um desafio aos países mais ricos e poderosos da comunidade internacional.
Haiti é um produto absoluto do sistema colonial, capitalista imperialista imposto ao mundo. Tanto a escravidão em Haiti quanto a sua ulterior pobreza foram impostas desde o exterior. O terrível sismo se produz depois da Cimeira de Copenhague, onde foram pisoteados os direitos mais elementares de 192 Estados que fazem parte da Organização das Nações Unidas.
Após a tragedia, se desatou em Haiti uma concorrência pela adopção imediata e ilegal de crianças, o que obrigou a que a UNICEF tomasse medidas preventivas contra o desarraigo de muitas crianças, que tiraria a familiares próximos deles  tais direitos.
O número de vítimas mortais ultrapassa já as cem mil pessoas. Uma elevada cifra de cidadãos perdeu braços e pernas, ou sofreu fraturas que precisam de reabilitação para o trabalho ou o desenvolvimento das suas vidas.
   O 80% do país deve ser reconstruído e criar uma economia suficientemente desenvolvida para satisfazer as necessidades na medida das suas capacidades produtivas. A reconstrução da Europa e o Japão, a partir da capacidade produtiva e o nível técnico da população, era uma tarefa relativamente simples em comparação com o esforço a fazerem Haiti. Ali, como em grande parte da África e em outras áreas do Terceiro Mundo, é indispensável criar as condições para um desenvolvimento sustentável. Em apenas 40 anos a humanidade terá mais de 9  bilhões de habitantes, e encara o desafio de uma mudança climática que os cientistas aceitam como uma realidade inevitável.
Em meio da tragedia haitiana, sem que ninguém saiba como e por quê, milhares de soldados das unidades de infantaria da marinha dos Estados Unidos, tropas aerotransportadas da 82 Divisão e outras forças militares tem ocupado o território de Haiti. Pior ainda, nem a Organização das Nações Unidas, nem o Governo dos Estados Unidos da América tem oferecido uma explicação à opinião pública mundial destes movimentos de forças.
Vários os Governos se queixam de que os seus meios aéreos não puderam aterrar e transportar os recursos humanos e técnicos enviados a Haiti.
Diversos países anunciam, por sua vez, o envio adicional de soldados e equipamentos militares. Tais factos, ao meu ver, contribuiriam para criar o caos e complicar a cooperação internacional, já de por si complexa. É preciso discutir seriamente sobre o tema e designar à Organização das Nações Unidas o papel reitor que lhe corresponde neste delicado assunto.
O nosso país cumpre uma tarefa estritamente humanitária. Na medida das suas possibilidades contribuirá com os recursos humanos e materiais que estejam ao seu alcance. A vontade do nosso povo, orgulhoso dos seus médicos e cooperantes em actividades vitais é grande e estará à altura das circunstâncias.
Qualquer cooperação importante que se ofereça ao nosso país não será rejeitada, mas o sua aceitação estará subordinada totalmente à importância e transcendência da ajuda que se precisar dos recursos humanos da nossa Pátria.
É justo consignar que, até este instante, os nossos modestos meios aéreos e os importantes recursos humanos que Cuba tem colocado à disposição do povo haitiano não têm tido dificuldade nenhuma para chegarem ao seu destino.
Enviamos médicos e não soldados!

Fidel Castro Ruz
23 de Janeiro 2010
5h30

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Wagner envia Plano Estadual da Juventude para Assembleia




O governador Jaques Wagner (PT) enviou, na tarde de hoje, o Plano Estadual da Juventude para a Assembleia Legislativa. A solenidade de apresentação do plano ocorreu no salão de atos da governadoria. Wagner afirmou que a “juventude não é um caso de polícia, mas, uma questão de política pública”. A proposta encaminhada ao legislativo baiano é resultado de uma mobilização de 50 mil pessoas, que alicerçaram a base para o marco legal de uma parcela significativa da população baiana, representada por mais de 4,1 milhões de jovens baianos. O presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), defendeu que a proposta tramite no regime de urgência urgentíssima.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Mais um balão de ensaio tenta tirar Casagrande da sucessão estadual




Firme na segunda posição na corrida sucessória do Estado, a especulação de que o senador Renato Casagrande (PSB) está sendo cotado para integrar a equipe do presidente Lula, após abril, quando alguns ministros vão se desincompatibilizar para disputar a eleição, foi vista como mais uma tentativa palaciana de enfraquecer a candidatura do socialista.
Para alguns observadores, a notícia, ignorada por Casagrande, visa a enfraquecer as articulações para a composição de um grupo que venha a apoiar o socialista na eleição de outubro próximo. Ao disseminar a cotação do senador para um ministério de Lula, o palácio conseguiria espantar as lideranças que estão conversando com o socialista.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, se reúne com Eduardo Campos e diz que deve disputar governo de São Paulo





RECIFE - Filiado ao PSB desde o final do ano passado, o presidente da Federação das Indústrias do estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, participou de uma reunião nesta segunda-feira, em Recife, com o presidente nacional do partido Eduardo Campos, para discutir sua possível candidatura ao governo de São Paulo. Segundo Skaf, a eleição deste ano representa um novo ciclo político no estado.
O presidente do PSB em São Paulo, Márcio França, afirmou que, numa escala de 1 a 100, Skaf está saindo de Recife com 80% de chance de ser candidato ao governo paulista.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Prorrogadas inscrições para o Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA)




Foram prorrogadas para esta quarta-feira (27) as inscrições para a edição do Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA), que acontece de 29 a 31 deste mês. Em 2010, o Fórum Social Mundial ocorre de forma descentralizada, em vários países. No Brasil, a décima edição do FSM começa, em janeiro, na Grande Porto Alegre (RS) dias 27 e 28 e termina com o FSM Temático da Bahia, de 29 a 31. Na Bahia, o FSMT tem como inovação a participação de governantes progressistas de vários países.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

CTB define participação no Fórum Social Mundial temático em Salvador



A CTB-BA já tem definidos todos os detalhes de sua presença no Fórum Social Mundial temático, a ser realizado em Salvador, entre os dias 28 e 31 de janeiro. A Central participará de inúmeras atividades, sendo que a realização de sete delas será de sua responsabilidade total ou parcial.

A primeira dessas sete atividades será logo no primeiro dia — a Plenária Nacional dos Trabalhadoras e Trabalhadoras. Para a CTB-BA, sua realização tem como objetivo elevar cada vez mais o protagonismo da classe trabalhadora brasileira na luta política nacional, o que demanda a mais ampla unidade e solidariedade dos trabalhadores e do Movimento Sindical.



Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Programação atualizada do PSB no Fórum Social Mundial - 10 anos - Grande Porto Alegre




Contatos: Antônio Elizandro Presidente do PSB - Porto Alegre: 51 9622-4407
antonioelisandro@gmail.com
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

JSB no Fórum Social Mundial de Porto Alegre



A Juventude Socialista Brasileira - JSB mais uma vez participa de uma edição do FSM. Desta vez retornando ao Rio Grande do Sul. A novidade é que neste retorno a Porto Alegre o fórum foi descentralizando para outras cidades do estado.
A grande concentração da juventude nesta edição é na cidade de Novo Hamburgo onde acontecerá o Acampamento Intercontinental da Juventude. Entre as mais várias mesas de debates a JSB coordenará a Mesa: Juventude e Novas Formas de Participação que ocorrerá no espaço de livre avaliação a partir das 13:30h.
Confira a programação completa do acampamento e não deixe de participar!





Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Geração imediatista




A geração que hoje passa pela adolescência e juventude tem características bem diferentes das anteriores. O imediatismo é uma das marcas mais presentes nas relações de amizade, namoro e família.
Internet, telefone celular e redes sociais são tão comuns que parece que a vida dos jovens muitas vezes está baseada numa comunicação instantânea e sem profundidade.


Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Rapidinhas do Congresso em Foco




  1. Câmara usa gasto secreto com doador 
  2. Deputados dizem não haver direcionamento
  3. Mensaleiros voltam para enquadrar PT nos Estados
  4. Lula e partido aumentarão a pressão sobre Ciro
  5. Arruda evita depor sobre violação de painel
  6. Governo unifica leis sociais e criará metas de cumprimento
  7. Escavações revelam detalhes da repressão na Operação Condor
  8. Planalto acelera saída de Ciro do páreo                                                Leias Mais...

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lula discute destino de Ciro Gomes




O PT inicia na quarta-feira uma ofensiva para convencer o PSB a desistir de lançar a candidatura do deputado federal Ciro Gomes à Presidência. Haverá uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente do nacional PSB, para tratar do assunto.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Cid Gomes diz que Ciro mantém projeto presidencial





Para desassossego de Lula, o governador do Ceará, Cid Gomes, disse que seu irmão Ciro Gomes mantém em pé o projeto de disputar a presidência da República.

A declaração de Cid, filiado ao PSB, o mesmo partido do irmão, chega num instante em que Lula ensaia um derradeiro apelo a Ciro.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...