sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Já conhece o Guia de Políticas Públicas de Juventude?

Já imaginou ter um material simples e prático para poder acessar, em qualquer hora, os programas e projetos que existem e vêm sendo desenvolvidos para a juventude paulista? Pois é, esta ideia foi colocada em prática e está à sua disposição. É o Guia de Políticas Públicas de Juventude.


Desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Juventude, o material foi lançado em dezembro de 2009 e contou com a parceria das diversas secretarias estaduais no levantamento de programas, eventos culturais, conferências, notícias e outras atividades de interesse do jovem paulista. Trata-se de um guia de bolso que foi organizado a partir das mesmas sessões do nosso site, para facilitar a leitura e a localização das ações de acordo com o fim a que se destinam.


Para Mariana Montoro, Coordenadora Estadual de Juventude, o guia é uma maneira de o jovem se atualizar sobre as ações de 12 secretarias, sem ter que percorrer 12 endereços eletrônicos diferentes: “Agora, a juventude paulista já sabe que pode procurar todas as informações no guia e no portal”.


Dentro dos temas “Estude”, “Trabalhe”, “Divirta-se”, “Viva com Saúde” e “Faça Política”, você encontrará uma série de programas. Por exemplo, na seção “Trabalhe” há a explicação completa e informações de como participar do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Emprego, que tem o objetivo de oferecer ao estudante do ensino médio a oportunidade de entrar no mercado de trabalho por meio de um estágio remunerado. Está afim de estudar? Então mude de seção e veja informações de cursos técnicos, de idiomas e profissionalizantes gratuitos.


A estudante Marylene Ribeiro, estagiária do Acessa Escola, lembra que a novidade também pode servir como canal de informação para as pessoas que não possuem acesso à Internet: “Achei legal a ideia do guia porque muitas vezes não sabemos onde encontrar essas informações, agora temos em um só lugar. Além disso, quem não tem acesso à web poderá consultar o guia de bolso.”


Se você ainda não tem o seu, a boa notícia é que ele está disponível aqui no Portal da Juventude, em uma versão em PDF. http://juventude.sp.gov.br/sis/fl/documentos/guia_juventude2009.pdf

Guia de Apoio Cultural auxilia projetos


Tem idéias de projetos artísticos e culturais, mas não sabe como tirá-los do papel? O Guia de Apoio Cultural, que explica passo-a-passo como lançar um projeto artístico e mais uma série de dicas de como acessar recursos e apoios financeiros para suas ações. Então fique ligado! Tire as idéias do papel com a ajuda do Guia de Apoio Cultural.


Baixe aqui o Guia de Apoio Cultural!!! http://juventude.sp.gov.br/sis/fl/documentos/guia_de_apoio_cultural.pdf



quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vitória do PSB: mais três governadores eleitos


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu neste domingo (31), três novos governadores. São eles: Camilo Capiberibe, no Amapá; Wilson Martins, no Piauí, e Ricardo Coutinho, na Paraíba. Eles somam-se a Eduardo Campos (PE), Renato Casagrande (ES) e Cid Gomes (CE). Com o resultado das urnas em 2010 o PSB torna-se o maior vitorioso nas corridas estaduais. De acordo com dados dos institutos de pesquisa, a legenda ocupará o segundo lugar no ranking dos partidos com o maior número de eleitores governados.


Segundo o presidente Nacional da legenda, Eduardo Campos, este resultado é a confirmação, pela mão dos eleitores nas urnas, do trabalho e empenho que os políticos socialistas têm realizado para levar mais qualidade de vida e justiça social a todos.


“Esse resultado nos enche de alegria. Na Paraíba, viramos no primeiro turno e confirmamos neste segundo turno o ex-prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, que representa, na verdade, a renovação necessária da política do estado paraibano. No Piauí, o governador Wilson Martins confirmou a sua capacidade e liderança política. E no Norte, Camilo Capiberibe, que começou a eleição em último lugar nas pesquisas de opinião, conquistou a confiança do Amapá. Ele é uma jovem liderança do nosso Partido”.

Camilo Capiberibe é o novo governador do Amapá

O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Camilo Capiberibe, é o novo governador do Amapá, com 53,77% dos votos válidos. Camilo exerce atualmente, aos 38 anos de idade, mandato como deputado estadual.

O socialista é filho de João Capiberibe (PSB), ex-senador e ex-governador do Amapá, e da deputada federal Janete Capiberibe (PSB). Nasceu no Chile, em 1972, quando seus pais estavam exilados durante a ditadura militar. Formado em direito, iniciou a militância política no movimento estudantil. É filiado ao PSB desde 1998.

Ricardo Coutinho é o novo governador da Paraíba

O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Ricardo Coutinho, é o novo governador eleito da Paraíba, com 53,7% dos votos válidos.

Ricardo Coutinho foi vereador de João Pessoa (1993-1999), deputado estadual (1999-2004) e prefeito da capital paraibana por duas vezes, sendo eleito pela 1ª vez em 2004 e reeleito em 2008, como o prefeito com o maior índice de aprovação da história de João Pessoa, com 82%.


Renunciou à prefeitura de João Pessoa em 31 de março de 2010, durante o período de seu segundo mandato, para disputar o governo da Paraíba. É o presidente estadual do PSB paraibano.
Formado em Farmácia pela UFPB e com especialização em Farmácia Hospitalar na UFRJ, conquistou, por meio de concurso público, uma vaga de farmacêutico no Hospital Universitário da capital paraibana, onde foi presidente do Centro Acadêmico de Farmácia. Também atuou na presidência do Sindicato da categoria e em 1990 foi fundador do Sindisaúde. Na mesma década, fundou o Departamento de Saúde da CUT/PB.

Wilson Martins é reeleito governador do Piauí

O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Wilson Martins, é o novo governador eleito do Piauí. Com 58,93%.

Médico, Wilson Martins foi presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, de 1993 e 1994. Eleito deputado estadual em 1994, 1998 e 2002, é presidente do diretório estadual do PSB. Nomeado Secretário de Desenvolvimento Rural pelo ex-governador Wellington Dias, deixou o cargo em 2006 para ser candidato a vice-governador do Piauí, na coligação "A Vitória da Força do Povo", vitoriosa em primeiro turno. Em 1º de abril de 2010, com a renúncia de Wellington Dias para poder concorrer ao Senado Federal, Wilson Martins assume o Governo do Estado do Piauí.