sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pauta da Reunião do Conselho Nacional de Juventude - CONJUVE



06/06/2010
domingo
Local: Dayrell  Hotel  & Centro de Convenções
HorárioAtividade


Tarde


    Recepção dos conselheiros/as nacionais


Secretaria Executiva


Noite


    Recepção dos conselheiros/as nacionais
    Reunião da Mesa Diretora e coordenadores(as)


                    Secretaria Executiva






07/06/2010
segunda-feira
Local: Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
HorárioAtividade
9:00

Abertura dos trabalhos
Aprovação da pauta da 21ª Reunião Ordinária

Danilo Moreira, Presidente do Conjuve
João Vidal vice-presidente do Conjuve e
José Eduardo de Andrade, secretário executivo do Conjuve


9:00 – 9:30


Lançamento do Guia de Conselhos


Mesa Diretora
10:00 – 11:00Apresentação da Coordenadoria Especial da Juventude
Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude

Apresentação do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais


Roberto Rocha Tross


Nilo Furtado Teodoro




11:00 – 12:00
Apresentação dos ministérios
Desenvolvimento Agrário
Ciência e Tecnologia
e Secretaria  de Políticas para Mulheres


Conselheira Raquel Santori
Conselheira Leilinay de Lucena silva Conselheira  Ane Rosenir Cruz
12:00 –14:00Almoço
14:00-17:00



Apresentação da Proposta de Pacto pela Juventude 2010


Conselheiro David Barros
Conselheiro Alex Nazaré
17:00 – 19:00Reunião dos(as)  conselheiros(as) da Sociedade Civil e do Poder Público
20:00Jantar



08/06/2010
terça-feira
Local: Auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais
HorárioAtividade
9:00-9:30

Abertura dos trabalhos 


Mesa Diretora
9:30-10:00Lançamento do Livro das juventude sul-americanas, fruto do resultado do projeto, Juventudes Sul-americanas: diálogos para a construção de uma democracia regional
Apresentação do KIT Projovem Adolescente


Conselheira Marina Ribeiro


Conselheira Carla Márcia de Lacerda Alves
10:00 – 12:00

Relato das Comissões e Grupos de Trabalhos


Coordenações
Mesa Diretora
12:00 –14:00Almoço
14:00-16:00

Deliberações e Encaminhamentos


Mesa Diretora

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lançamento do Portal de Informação Juvenil - INFOJOVEM

Entrevista com o Ministro da Cultura Juca Ferreira - Edital-Prêmio Cultura Hip Hop 2010 – Edição Preto Ghóez












Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

O logótipo oficial do Ano Internacional da Juventude



































O Programa das Nações Unidas sobre a Juventude tem o prazer de lançar a nova logomarca para o Ano Internacional da Juventude. O slogan oficial do Ano Internacional da Juventude (iyy) é o nosso ano. Nossa voz.

Arraiá do PSB-DF, Sobradinho

terça-feira, 1 de junho de 2010

ARTIGO: Leonardo Pinheiro - Secretário de Políticas Públicas de Juventude da JSB/DF.

Juventude e Respeito - Avante JSB!

Você é jovem? Essa é uma pergunta simples, porém, difícil de responder e com inúmeras respostas. Nesse sentido, poderíamos recorrer a instrumentos técnicos para afirmar que ser jovem é ter entre 15 e 29 anos. Poderíamos também transcender a frieza dos números para calorosamente compreender que a juventude é um estado de espírito permanente, uma vez que ser jovem é ser ativo, criativo, é ser aberto a novidades, é ser inovador, é desconhecer a palavra impossível e realizar os seus desejos. Portanto, ambas a respostas estão corretas, entretanto, é apenas o início do começo do nosso debate.


Compreender a juventude é uma tarefa das mais árduas, pois, automaticamente ligamos a noção de juventude com o entendimento de futuro. Ligamos o estudante ao futuro profissional, ligamos o uso da camisinha com um conceito de família saudável, ligamos o meio ambiente conservado à saúde dos nossos descendentes, recordamos que enquanto jovens podemos arriscar para em breve chegarmos ao sucesso. E assim começamos a tomar conhecimento da enorme responsabilidade que a juventude tem para com a sociedade.

Compreendemos que a juventude é a fase da vida quando o sonho de infância tem a possibilidade de começar a ser realizado; é quando o menino escolhe a profissão; é quando os namorados começam a precisar de maiores esclarecimentos e cuidados de saúde e de educação sexual; é quando a jovem empresária decide abrir o seu negócio; é quando o jovem decide sair da casa dos pais e constituir a sua família; é quando fica claro que ainda é preciso muita luta e trabalho no presente para que um próspero futuro esteja logo ali.

Dessa forma, evoluímos na nossa resposta à pergunta lá de cima afirmando que somos jovens porque somos uma parcela da população em constante transformação, e que deve ser compreendida como um contingente populacional passível e clamante por políticas públicas específicas, que contribuam de fato para o seu melhor desenvolvimento. E nesse sentido, é preciso compreender juventude como uma área estratégica para o desenvolvimento do Brasil, posto que o seu conceito, como estamos construindo, estende-se além da faixa etária e de um estado de espírito permanente, e hoje consiste em ser também o maior gargalo social deste país.

Mas para tanto devemos compreender as presentes demandas da juventude. Demandas que se assemelham às necessidades da sociedade em geral. Porém, revelam os números que a população jovem é quem mais sofre com as mazelas do cotidiano de um mundo tão desigual. Pois, estes mesmos números afirmam friamente que é entre os jovens o maior índice de desempregados no Brasil; revelam, ainda, que é da juventude a ingrata constatação de que são os jovens que apresentam o maior índice de homicídios e mortes por causas externas no Brasil; indicam, os números, que dentre a população carcerária no Brasil a sua composição é feita por quase 80% de jovens; mostram que a quantidade de partos precoce no Brasil tem aumentado significativamente; além de outras tristes constatações.

É bem verdade que os sonhos se realizam com oportunidades e que sempre haverá possibilidade de escolha. Talvez essa seja a maior arte do ser humano: saber escolher. Pois, os obstáculos nos são apresentados a todo o momento, porém, como jovens, afirmamos que hoje as oportunidades encontram-se diminutas e essa grande arte prejudicada, uma vez que escolher no desespero é como não ter a possibilidade de escolha.

Nesse sentido, chegamos ao entendimento de que podemos responder que somos jovens, sim, porque temos entre 15 e 29 anos; porque somos ativos, criativos, abertos a novidades, inovadores, porque desconhecemos a palavra impossível; porque somos o presente e o futuro; mas também porque nos encontramos no momento das nossas vidas onde, acima de tudo, começamos a definir e a escolher as nossas prioridades enquanto cidadãos, e como prioridade o jovem deve ser tratado dando-lhe oportunidades de fazer sempre as melhores escolhas. 

É nesse cenário que a Juventude Socialista Brasileira - juntamente com o Partido Socialista Brasileiro e todas as agremiações políticas de sustentação da candidatura de Agnelo, Governador e Dilma, Presidente - vêm juntar-se a todos que querem um Brasil... Uma Brasília... Uma família melhor para todos os jovens de 1 a 100 anos, que amam essa cidade e acreditam que é com respeito ao ser humano que se constrói uma nação melhor para todos!

Saudações Socialistas e até a vitória!

Leonardo Pinheiro
Secretário de Políticas Públicas de Juventude da JSB/DF. 


Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

A Conclat e a unidade dos trabalhadores


Unidade Versão 3 from Hebert Kozu on Vimeo.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ciro Gomes (PSB) retorna de licença, mas agenda ainda é indefinida


Licenciado do mandato parlamentar desde o dia 29 de abril, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) retornou dos Estados Unidos no último sábado. E ainda esta semana, deve se apresentar novamente à Câmara dos Deputados.

Ciro pediu licença da Casa após o PSB decidir que não iria lançá-lo candidato a presidente da República. 

A assessoria do deputado confirmou o retorno, mas não soube informar onde ele se encontra. Ainda segundo a assessoria, os funcionários do gabinete retornaram ao trabalho automaticamente com o fim da licença de 30 dias. Também não foi confirmada a presença de Ciro em nenhum ato político nos próximos dias. 

O suplente de Ciro não foi convocado e, como a licença foi por motivo de interesse particular, ele não foi remunerado durante o período em que esteve afastado. A convocação de suplente só se dá quando o parlamentar se licencia por 120 dias ou mais. 

Com a licença, seus assessores foram exonerados, o que, segundo a assessoria da Câmara na ocasião, foi um processo ``automático``. O deputado tem direito a uma verba de R$ 60 mil por mês para contratação de assessores - 11 funcionários compunham sua equipe. Com as exonerações, o gabinete foi informado que tal ato da Mesa Diretora não tinha relação com questões político-eleitorais envolvendo Ciro. Isso em relação a declarações de Ciro, que, entre outros ataques à coalizão que dá sustentação ao governo Lula, afirmou que o PMDB era um ``ajuntamento de assaltantes``. O PMDB é presidido por Michel Temer, que também preside a Câmara. 

Após a saída de Ciro da corrida presidencial, a expectativa agora é de queele apóie a pré-candidata do PT a presidente, Dilma Rousseff.
Fonte:www.noolhar.com

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Mauro Mendes (Pré-Candidato) se reúne com PSB e encerra onda de racha no partido


O pré-candidato ao governo pelo PSB, Mauro Mendes, esteve reunido hoje, com o presidente regional da sigla, deputado federal Valtenir Pereira e todos os pré-candidatos a deputados estaduais e federais do partido, que ratificaram apoio ao projeto ‘Mato Grosso Muito Mais". Segundo Mendes, foi celebrada a unidade do PSB e confirmada a aprovação do também pré-candidato ao Senado, Pedro Taques (PDT), que compõe a majoritária.
De acordo com o deputado Valtenir Pereira, o encontro põe fim às especulações e boatos sobre racha no partido. "O PSB está unido em prol da candidatura de Mauro Mendes. Estamos caminhando juntos e cada vez mais fortes para construir um projeto alternativo de poder que o povo de Mato Grosso merece. O próximo passo é conquistar o eleitor", pontuou. A chapa proporcional da sigla conta com 37 pré-candidatos a deputados estaduais e quatro federais, informa a assessoria.
Fonte:www.sonoticias.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

domingo, 30 de maio de 2010

O pré-candidato a governador Zeca do PT esteve, hoje pela manhã, na sede do PSB


O pré-candidato a governador Zeca do PT esteve, hoje pela manhã, na sede do PSB, na Vila Célia, em Campo Grande, onde o partido realiza durante todo o dia seu encontro estadual. Zeca reafirmou ao presidente do partido, o ex-deputado estadual Sérgio Assis, o desejo de ter o PSB no arco de aliança, revivendo a coligação vitoriosa em 1998, formada por partidos do campo democrático e popular e denominada Movimento Muda MS. “Quero o PSB para vencermos essa eleição e para governar o Estado”.

Sérgio Assis disse que o PSB vai discutir o tema durante o dia, mas a decisão será tomada em convenção, a ser realizada em junho. Frisou que o PT foi o único a fazer uma proposta formal de aliança com o PSB, que Zeca tem se mostrado atencioso e que realmente respeita o partido.
Fonte:www.jornaldiadia.com.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Cinco parlamentares do PSB entre os cem "Cabeças" do Congresso


O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou nesta sexta-feira (28) a lista dos cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Integram a relação dos “Cabeças” de 2010 quatro deputados e um senador do Partido Socialista Brasileiro (PSB). 




São eles: o líder da legenda na Câmara, Rodrigo Rollemberg (DF), quarto ano consecutivo; os deputados Beto Albuquerque (RS), oitavo ano consecutivo; Márcio França (SP), quarto ano consecutivo , e Luiza Erundina (SP), doze anos consecutivos. O senador Renato Casagrande (PSB-ES) também aparece pela quarta vez consecutiva , sendo que como deputado federal ele já havia intregrado a lista por três anos seguidos. De licença, o deputado Ciro Gomes (CE) ficou de fora da lista.
Fonte:www.psbnacamara.org.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Vem aí o Índice da Transparência






A Associação Contas Abertas criará o Índice de Transparência, com notas de 0 a 10, para avaliar o conteúdo dos sites criados pelos municípios com mais de 100 mil habitantes para publicar os gastos públicos. Os sites serão avaliados de acordo com o grau de transparência e compreensão das informações. Entre os critérios, estão o nível de detalhamento da despesa, as possibilidades de download dos dados, a freqüência de atualização das informações e as facilidades na navegação. Quanto mais transparente, maior a nota.


Exatamente 272 prefeituras se enquadram na obrigatoriedade de publicar as contas na internet. A partir de maio de 2011, a novidade atingirá os municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes.
Fonte:www.cruzeirodosul.inf.br
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Conferência de jovens clama por ação pelo clima


A Conferência Internacional Infantojuvenil – Vamos Cuidar do Planeta, que acontece de 5 a 10 de junho em Luziânia (50 km de Brasília), será uma oportunidade para os 400 jovens participantes, com idades entre 12 e 15 anos, assumirem responsabilidades pelo meio ambiente e exigir que seus governantes adotem políticas em defesa do clima e do planeta.



O maior encontro de juventude pelo meio ambiente desde a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 15) é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que promove a educação ambiental e a formação de jovens líderes engajados na construção de uma sociedade mais sustentável.
Fonte:www.reporterdiario.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Jovens da América Latina participam do 1º Festival das Juventudes




De 3 a 6 de junho, Fortaleza será recebe o 1º Festival das Juventudes – América Latina e as lutas juvenis. O evento, que acontece no Clube Cofeco (Rua Abreulândia, s/ nº, Sabiaguaba), irá reunir mais de três mil jovens que participarão de oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feiras de economia solidária, seminários e apresentações culturais. Os participantes também irão assistir aos shows de O Teatro Mágico, Mutantes, Actitud María Marta (Argentina), Tribo de Jah, Zeca Baleiro, Luiz Melodia e outras 40 bandas e grupos locais.





O objetivo do encontro é promover o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação, discussão e manifestação cultural. Durante o Festival, serão realizadas três grandes conferências: “Mobilização Social – a participação da juventude nos processos de mudança na América Latina”; “Apontando os desafios das Políticas Públicas de Juventude no Brasil” e “Ato de Lançamento da Plataforma das Juventudes – É possível unificar as lutas das juventudes?”.
Fonte:www.vermelho.org.br


Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Pará soma cem mil jovens com direito a votar


Votar ou não votar?. Uma questão que percorre a cabeça dos jovens de 16 e 17 anos, que mesmo sem serem obrigados a comparecer às urnas, exercem o seu direito democrático de eleger os responsáveis pelo país, Estado e cidade onde vivem. Muitos, claro, enfrentam filas para tirar seu documento por algum tipo de imposição (serviço militar, vestibular etc). Mas se engana quem pensa que eles são maioria. O mais importante é que a juventude, de alguma forma, sabe do seu papel no jogo democrático e como é importante exercer sua cidadania.

Walmir Neto, 16 anos, estudante de convênio, sempre foi envolvido com a vida política. Daí a vontade de portar o seu título de eleitor. “Meu pai é advogado. Trabalha com alguns políticos. Sempre conversamos e eu gosto de participar de questões políticas”, afirma. Para Walmir, a juventude já tem mudanças no seu conceito de participação política. “Se o jovem tiver uma ideia clara sobre isso, acho importante ele participar de tudo que envolve a democracia”.
Fonte:www.diariodopara.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

EXPULSÃO: PSB EXAMINARÁ SUPOSTO CRIME COMETIDO POR VEREADOR DE JUAZEIRO


Complicou-se a situação do vereador Roberto Sampaio(PSB) de Juazeiro do Norte. A notícia que ele fraudou o Bolsa Família durante quatro anos usando sua própria mulher ganhou destaque nacional neste domingo. A direção nacional do PSB irá acompanhar o inquérito que já estaria tramitando na Polícia Federal do Ceará para apurar o desvio desses recursos do programa social do Governo Lula. Confirmada a responsabilidade, Roberto Sampaio será expulso.
Ameaçado de expulsão pelo PSB e investigado pela Polícia Federal pela fraude do recebimento do Bolsa Família, o vereador Roberto Sampaio que é reú confesso no desvio de finalidade desse benefício enfrentou neste domingo a repulsa da mídia brasileira por seu desvio de comportamento.O site do jornalista Claudio Humberto e sua coluna publicada em 47 dos mais influentes jornais do Brasil traz a informação sobre esse escândalo.
Roberto Sampaio enfrenta ainda outro grave problema. A Polícia Civil do Ceará investiga sua participação no sequestro seguido de tortura do jornalista Gilvan Luiz, do Jornal Sem Nome, de Juazeiro do Norte que havia denunciado o escândalo do Bolsa Família. Sampaio deverá depor no inquérito aberto para apurar os autores dessa violência esta semana. Mesmo sendo um dos principais suspeitos, Roberto Sampaio, nega a autoria das agressões. Leia mais sobre esse assunto no site do jornalista Claudio Humberto:

Réu confesso

O PSB quer expulsar dos quadros o vereador Roberto Sampaio, de Juazeiro do Norte (CE). Réu confesso, ele recebeu o Bolsa-Família por quatro anos através da mulher. Ele disse que “precisava” do auxílio.
Fonte:/www.cearaagora.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...