quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ELEIÇÕES PARA ORGANIZAÇÕES DE SOCIEDADE CIVIL DO CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE


Fazenda Malunga a experiência bem sucedida de um companheiro do PSB





O programa Globo Rural, exibido pela TV Globo (canal 10), que será exibido neste domingo, 18, às 8h da manhã, vai mostrar uma matéria especial sobre a Fazenda Malunga, um sonho concretizado por mim e minha esposa Clevane. São 25 anos de muita luta produzindo alimentos orgânicos em Brasília. Assista e comente mandando um e-mail parablogdojoe@gmail.com ou visite o meu blog:www.blogdojoe.com.br, me acompanhe também pelo twitter:www.twitter.com/blogdojoe.
Site da Fazenda Malunga: http://www.malunga.com.br/
Grande Abraço!




Joe Valle ( O Joe da Malunga) 

Engenheiro Florestal e 
Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social
Ministério da Ciência e Tecnologia



Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

III SEMINÁRIO LIVRE PELA SAÚDE




Olá companheirada,
Dos dias 30 de outubro a 02 de Novembro de 2009, ocorrerá na cidade de Recife, no campus da UFPE, o III Seminário Livre pela Saúde, que contará com a presença de estudantes, trabalhadores, militantes dos movimentos sociais e de juventude, unidos para debater a Crise do Capitalismo, seus impactos na classe trabalhadora e na Saúde, e buscar um rumo para uma Alternativa Popular ao que está posto.
Até lá, os coletivos dos vários Estados passarão por um intenso processo de estudo e debates locais, durante os pré-seminários, que cumprirão o papel de nos preparar para os debates durante o Seminário. Nosso objetivo final é apontar quais os rumos que devemos seguir dali em diante para a construção de um projeto verdadeiramente Popular para a Saúde do povo Brasileiro, e quem serão nossos aliados nesta caminhada.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Governo do Estado do Ceará apresentará prosposta de Lei do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude em Audiência Pública na Assembléia Legislativa




Governo do Estado apresentará prosposta de Lei do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude em Audiência Pública na Assembléia


O Governo do Estado do Ceará, buscando avançar e garantir a democracia participativa e ampliar os espaços representativos de controle social, realizou durante os meses de agosto, setembro e parte desse mês de outubro, em parceria com a Comissão de Juventude da Assembléia Legislativa, várias reuniões para aprimorar o Projeto de Lei que o executivo estadual enviará para o parlamento regulamentando o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude. Embora constitucionalmente a matéria seja de iniciativa do executivo, a Assessoria de Juventude do Governo do Estado ampliou o processo de discussão da Lei, com movimentos, associações, organizações, fóruns, organizações político-partidárias, redes e entidades de apoio às Políticas Públicas de Juventude. Como resultado das reuniões, ocorrerá na Assembléia Legislativa, nesta sexta-feira dia 16 de outubro, a partir das 14h30 uma audiência pública, convocada pela Deputada Rachel Marques e pelo Deputado Dedé Teixeira, para tratar do tema: Regulamentação do Conselho Estadual de Juventude. A Audiência será transmitida por videoconferência para Aracoiaba, Piquet Carneiro, Aracati, Cariri, Beberibe, Tauá, Limoeiro do Norte, Quixeramobim e Sobral.
O projeto de lei apresentado pelo Governo do Estado e aprimorado pela sociedade civil organizada, aponta premissas importantes, tais como: maioria de 2/3 de representação da sociedade, presidência alternada entre poder público e sociedade, participação de jovens atendidos por programas de juventude e dois anos de mandato. Por fim, é relevante dizer que o Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Ceará é uma conquista da juventude e uma realização democrática da gestão do Governador Cid Gomes. A consolidação da democracia participativa é uma premissa desse Governo, que avança na construção dos espaços institucionais e que tem na pessoa do Secretário Ivo Gomes um dos principais incentivadores.
Portanto, cumprindo o papel que nos foi delegado pelo Estado convidamos todos e todas para participar da Audiência Pública e divulgar a mesma.
A construção do Conselho que queremos é uma obra de múltiplas mãos. Participe!



Ismênio Bezerra
Assessor de Articulação
de Políticas Públicas de
Juventude do GABGOV


Centro Administrativo Bárbara de Alencar
Av. Dr. José Martins Rodrigues, 150
Edson Queiroz - Cep: 60811-520 - Fortaleza/CE
Fone: (85) 3101-6365 Fax: (85) 3101-6350
http://www.ceara.gov.br/

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Centrais organizam seminário para unificar intervenção na 1ª Confecom



As 6 (seis) centrais sindicais (CTB, CUT, Força Sindical, UGT, CGTB, NCST) realizarão no próximo dia 21 de outubro, em São Paulo, o Seminário de Comunicação para debater uma ação conjunta na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que será realizada entre os dias 14 a 17 de dezembro, em Brasília.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

GRANDE ATO DE FILIAÇÃO DA JSB PERNAMBUCO




Será realizado um grande ato de filiação organizado pela Juventude Socialista Brasileira da Cidade do Paulista em Pernambuco no dia 29 de Outubro. O evento espera a participação de mais de 400 jovens. O evento contará com várias apresentações culturais, trio elétrico e bandas, sendo provavelmente as bandas Excesso de Bagagem e João do Morro, bandas de Reggae e Pop Rock, além de apresentações de Motocros, Grupos de Dança, Capoeira e  Le Parkour; que são grupos de pessoas que pulam obstáculos. Essa atividade será a primeira de muitas que aconteceram em todo o Estado de Pernambuco. A JSB/PE terá um grande reforço com a entrada um grupo de novos filiados que agregará dezenas de cidades em todo o Estado, e ainda trarão jovens de vários Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Tocantins e Goiás. Entre os novos filiados estão Gutemberg Maia, Ex-Diretor da União Brasileira de Estudantes Secundaristas; Valdênio, Diretor da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas e Bruno, Presidente da União dos Estudantes  Secundaristas do Paulista e Secretário Geral da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas. De acordo com o Secretário de Juventudo do PSB da Cidade do Paulista e Secretário Geral do Diretório Estadual  da JSB, Thiago Ladislau, "a entrada desse novo grupo de juventude, que já vem de um movimento de esquerda e socialista, e que tem bastante experiência no Movimento Cultural e Estudantil principalmente! traz a oportunidade real da JSB tornar-se a maior e melhor juventude do Estado de Pernambuco, mas com muita cautela e respeitando as forças aliadas" disse.  O Evento acontecerá na Sede Municipal  do Partido Socialista Brasileiro da Cidade do Paulista a partir das 15h30min, sintam-se Convidados!!(as)!!




THIAGO LADISLAU 
Secretário Geral JSB/PE
Secretário de Juventude do PSB da Cidade do Paulista-PE


TEL: 81 88958488
         81 96834009




"Para nós, não há outra definição válida do socialismo 
que não seja a abolição da exploração do homem pelo homem. 
Enquanto isto não se der, estamos no período de construção 
da sociedade socialista."

                                                                                      "CHE"
Acesse o site da JSB-PE:http://www.jsbpe.org/


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Vereadora do PSB-MT é acusada de chefiar tráfico de drogas no Estado




A vereadora Regiane Rodrigues de Freitas (PSB) foi presa hoje em Colíder (650 km ao norte de Cuiabá), sob a acusação de associação e financiamento para o tráfico de drogas. Acusada de chefiar a quadrilha, a vereadora, que também é advogada, permaneceu calada ao ser atuada e anunciou só falará em juízo. Ela está detida numa sala no Corpo de Bombeiros porque a cadeia de Colíder não tem cela especial.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Dissolvido: PSB de Maceió




A Comissão Executiva Regional do PSB, por maioria de votos, dissolveu ontem (14) o Diretório Municipal do PSB de Maceió, destituindo toda sua direção, inclusive a presidente, vereadora Tereza Nelma. As divergências entre as duas correntes do PSB chegaram ao nível máximo quando a Executiva Municipal rejeitou, quase por unanimidade, as filiações dos advogados Elias Barros e Francisco Chaves, o Junior Magalhães.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Blog Action Day: um dia sem sacola plástica





Você imagina o que acontece com as sacolas plásticas que pegamos nos supermercados para acondicionar nossas compras, quando as jogamos no lixo?
Algumas vão direto para aterros sanitários, onde levam mais de 300 anos para decompor. Outras, jogadas nas ruas, entopem bueiros e provocam enchentes nas áreas urbanas. Outra parte, ainda, é ingerida por milhares de espécies animais – em terra ou no mar – provocando-lhes asfixia e morte. As estimativas são de que, todos os anos, a ingestão de plásticos causa a morte de cerca de um milhão de aves marinhas, cem mil mamíferos e inumeráveis peixes.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

La Convención Iberoamericana de los Derechos de los Jóvenes















La Convención Iberoamericana de Derechos de los Jóvenes es un tratado internacional de derechos humanos, firmado el 11 de octubre del 2005 en la ciudad española de Badajoz y cuyo alcance de aplicación está circunscrito a los 22 países que conforman la Comunidad Iberoamericana de Naciones.
La Convención es un acuerdo de carácter vinculante que establece el compromiso de los Estados Parte a garantizar a las personas jóvenes de entre 15 y 24 años de edad, sin discriminación alguna, el cumplimiento de los derechos humanos recogidos en el articulado. De forma particular, los Estados Parte deben abstenerse de interferir en el goce de los derechos dentro de su jurisdicción; impedir la violación de los mismos por parte de individuos, grupos, instituciones, corporaciones, etc.; y tomar medidas legislativas, administrativas, presupuestarias, judiciales, etc. para lograr la plena realización de los derechos.
-----------------------------------------------------------
A ConvençãoIbero-Americana  sobre os Direitos da Juventude é um tratado internacional de direitos humanos, assinado em 11 de outubro de 2005 na cidade espanhola de Badajoz e cujo âmbito de aplicação está limitado aos 22 países que integram a Comunidade Latino-Americana de Nações. 
A convenção é um acordo vinculativo, que estabelece o compromisso dos Estados Partes para assegurar aos jovens entre os 15 e os 24 anos de idade, sem discriminação, o respeito dos direitos humanos consagrados nos artigos. Ao particular, os Estados Partes devem abster-se de interferir no exercício dos direitos de sua competência; impedir a violação deles por indivíduos, grupos, instituições, corporações. E tomar medidas legislativas, administrativas, orçamentárias , tribunais, etc. para alcançar a plena realização dos direitos humanos.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

I ENCUENTRO EUROLATINOAMERICANO DE EMPRENDEDORES SOCIALES JUVENILES



QUÉ ES EL I ENCUENTRO EUROLATINOAMERICANO DE EMPRENDEDORES SOCIALES JUVENILES?


El I Encuentro Eurolatinoamericano de Emprendedores Sociales Juveniles es el primer espacio creado para impulsar la Red Eurolatinoamericana de Emprendedores Sociales Juveniles. Un evento donde entidades sociales de Latinoamérica y de Europa debatirán e intercambiarán experiencias en materia de emprendimiento juvenil con fines sociales.
----------------------------------------------------------------------------------------------
O QUE É O PRIMEIRO ENCONTRO LATINO-AMERICANO DA JUVENTUDE Empreendedorismo Social?

A Primeira Reunião Empresários Eurolatinoamericano Social da Juventude é o primeiro espaço criado para promover a Euro-Latino-Americana de Jovens Empreendedores Sociais. Um evento onde as organizações sociais da América Latina e Europa vão discutir e trocar experiências sobre o empreendedorismo social para juventude

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Jovens contemplados com 40 casas sociais no Negage - ANGOLA




O vice-ministro para a área da Juventude, Yaba Pedro Alberto, informou hoje, no Uíge, estarem a ser construídas 40 casas sociais no município do Negage, no âmbito do programa habitacional do governo para a juventude.
     
Falando num encontro com os jovens locais, Yaba Alberto informou que numa primeira fase o programa, que visa suprir a carência habitacional entre os jovens na região, contempla a construção de 40 residências, cujas obras iniciaram em Novembro de 2008.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ao lado de presidenciáveis, Lula fala em 'comício'


Ao lado da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), possíveis candidatos à Presidência da República em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou seu discurso nesta quarta-feira (14) em Buritizeiro (MG), onde visitou obras de revitalização do Rio São Francisco falando em "comício".
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB - MT realiza quatro encontros regionais neste final de semana


Lideranças, filiados, militantes e simpatizantes do Partido Socialista de Mato Grosso (PSB-MT) participarão de quatro encontros regionais neste final de semana. As reuniões acontecerão na sexta-feira (16) em Ribeirão Cascalheira (13h) e em Alto Boa Vista (17h), no sábado (17) em Confresa (19h) e no domingo (18) em Santa Cruz do Xingu (11h).
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

PT ABRE TEMPORADA DE CAÇA… A CIRO




PT ABRE TEMPORADA DE CAÇA… A CIRO
Embora, de público, a cúpula nacional do PT não diga nada de muito forte contra a pretensão do deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) de ser candidato à Presidência da República, nos bastidores a pressão é grande para que o parlamentar desista de Brasília e passe a pensar na candidatura a governador de São Paulo, como havia sido planejado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O movimento contra Ciro é capitaneado por José Dirceu, o ex-chefe da Casa  Civil que teve seu mandato de deputado cassado durante o escândalo do mensalão.(Cont.)
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Perfil de um fujão: Serra não vai ser candidato em 2010. Está provado: ele não tem diploma !




A revista Piauí (*) que está nas bancas dedica 10 páginas a José Serra.
Dez, amigo navegante.
A Churchill dedicaria talvez nove.
A Abraham Lincoln, umas sete.
A José Serra, o candidato de 9 entre dez colonistas  (**) do PiG (***) de São Paulo, dedica apenas dez.
Piauí é aquela publicação onde Fernando Henrique disse que o Sete de Setembro é uma palhaçada.
Piauí é aquela publicação que dedica ditirambos a Daniel Dantas.
Na colona (**) de Clovis Rossi, hoje na Folha (****), lê-se que o aspecto mais esquisito da personalidade provavelmente psicótica de Zé Pedágio é o fato de lavar as mãos com gel, depois de cumprimentar estranhos.
Além de o nosso Putin, sabe-se, agora, que o Zé Pedágio é o nosso Howard Hughes, sem lembrar o Leonardo DiCaprio, é claro

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

O alto custo do ensino superior no Acre





Ray Melo,


“O sonho do Francisco, mais conhecido como o Chiquinho, filho do João da horta, sempre foi ser “doutor”. Ele trabalhava dia, após dia, coletando castanha no seringal. O tempo passou e Chiquinho, não conseguiu sequer concluir o ensino fundamental. Francisco casou, constituiu família e mudou para a cidade, onde com muitas dificuldades, tenta que seus filhos cheguem onde ele não conseguiu: ser doutor, ter um futuro garantido, fazendo um curso numa universidade pública”.

Este breve conto é apenas ficção, mas se assemelha à realidade das pessoas que habitam as florestas e municípios do interior do Acre. O sonho da juventude humilde do Acre esbarra nas dificuldades e distâncias. A expectativa geral é conseguir assegurar uma vaga no ensino superior e conquistar um diploma, trabalhar e, num determinado tempo, levar ajuda à família, muitas vezes deixada para trás, para que este sonho se realize. (Cont.)

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

28% dos infratores da Fundação Casa (ex-febem) são originários da classe média




A população de internos da Fundação Casa de São Paulo (ex-Febem) cresceu 17% este ano em comparação com 2008. E mudou o perfil: existem mais adolescentes da classe média cumprindo medidas socioeducativas, sobretudo por envolvimento com o tráfico de drogas. "Há jovens que vêm de uma família estruturada", observa a presidente da instituição, Berenice Giannella. "O pai e a mãe trabalham e os filhos, muitas vezes, se envolvem com o tráfico ou com o roubo porque querem ter acesso a determinados bens, como moto e tênis de marca."
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Ciro Gomes (PSB) diz ignorar críticas de Luizianne (PT)



Entrou por um ouvido e saiu pelo outro. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) disse ao POVO, em sua rápida passagem pelo Ceará Music, no último sábado, que ``fez de conta que não ouviu`` as críticas lançadas pela prefeita Luizianne Lins (PT) à sua possível candidatura à Presidência da República. Conforme O POVO publicou com exclusividade na última sexta-feira, a petista avaliou que Ciro não está preparado para assumir o comando do País e que é preciso ``muita sensibilidade, menos truculência, mais educação e flexibilidade`` aos que pretendem chegar ao topo do Executivo nacional, em referência ao parlamentar.(cont.)
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Deputado Federal Valtenir Pereira (PSB-MT), diz que críticas a Mendes são "futricas"




O presidente regional do PSB, deputado federal Valtenir Pereira, afirmou que as críticas que o empresário Mauro Mendes vem recendo por ter deixado o PR para se filiar à sigla estão relacionadas a um certo "medo dos adversários".
Valtenir destacou que a mudança trouxe um "ingrediente" novo para a política estadual e, segundo ele, as discussões terão que envolver o nome de Mendes como possível candidato ao governo do Estado, em 2010.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Vai pra casa, Ciro!




O que mais causaria incômodo a Lula? O candidato do PSDB a presidente se eleger direto no primeiro turno da eleição? Ou ele ser obrigado a apoiar o deputado Ciro Gomes (PSB) no segundo turno?
Se for o caso, Lula prefere perder a eleição com Dilma Rousseff do que ganhá-la com Ciro. Dilma foi escolha dele. Ciro tenta se impor à sua revelia.
Nenhum chefe político gosta de ser contrariado. Chefes em geral não gostam.(cont.)

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

domingo, 11 de outubro de 2009

Artigo Por: Messias Junior - Os novos agentes da política





Os segmentos sociais organizados na sociedade e a internet são hoje instrumentos importantes em qualquer disputa eleitoral. Subestimar a capacidade organizativa e de articulação dos agentes sociais é um erro estratégico grande, assim como desprezar o uso da internet no processo eleitoral é um caminho para derrota de qualquer postulante a cargos políticos seja proporcional ou majoritário.

Muitos valorizam os agentes políticos tradicionais, prefeitos, deputados, ex-prefeitos e ex-deputados em detrimento dos agentes sociais. Não que eles não sejam necessários e os são necessários, mas a dialética das coisas aponta para saber relacionar o tradicional com o contemporâneo.(cont.)

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Rapidinhas do Amapá - A “Sala Vip” do aeroporto




O deputado federal Ciro Gomes(PSB-SP), pré-candidato à Presidência da República, esteve no Amapá na última sexta-feira, onde cumpriu agenda do seu partido, o PSB do Amapá. Depois da programação, Ciro ainda teve o ‘prazer’ de gastar algum tempo no aeroporto de Macapá. Obra que foi carro chefe da campanha de Waldez à reeleição em 2006 e é fruto de emenda do senador José Sarney(PMDB).  O novo aeroporto está com obras paradas por desvio de recursos num processo que envolve o famoso dono da Gautama, Zuleido Veras, que pode vir a ser amigo dos Sarney. O certo é que o aeroporto de Macapá perde em elegância pra rodoviárias do interior do Pará e Ciro Gomes teve que se ‘abrigar’ na loja da Top Intenacional, que foi proclamada por ele e pelos socialista João e Janete Capiberibe como “Sala Vip” do aeroporto já que era o único lugar com ar condicionado e condições de receber minimamente turistas.


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Quando Ciro encasqueta...





Existe uma movimentação entre os analistas políticos, principalmente os instalados em Brasília, que dá conta que a candidatura à presidência da República de Ciro Gomes (PSB) irá morrer na praia de inanição ou por decisão do presidente Lula.
A versão que corre na mídia é que Ciro não terá cacife para a disputa, pois não conseguirá fazer coligações com outros partidos que lhe dariam sustança ao tempo de TV. Pelos cálculos desses analistas, Ciro não terá como concorrer apenas com o tempo de TV do PSB.

Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Notícias de Mato Grosso - Mauro Mendes diz que filiação no PSB-MT é "ideológica"




Mauro afirma nessa entrevista para A Gazeta que a definição pelo PSB está ligada a questões de cunho ideológico e ao projeto nacional da nova sigla. Afirma ainda que não possui ressentimento com os republicanos. Mauro nega que sua militância no novo partido tenha vínculo com os planos de disputar o governo do Estado no próximo pleito. No entanto, não descarta a chance de analisar futuramente a possibilidade. Dono de um currículo na área empresarial de sucesso, que o vincula ao perfil do atual chefe do Executivo estadual, ele aponta o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) como um bom nome para chefiar o Palácio Paiaguás.
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...