sábado, 12 de junho de 2010

Políticos podem contestar a Ficha Limpa junto ao Supremo





Brasília
. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de validar a Lei Ficha Limpa já para as eleições deste ano não põe um ponto final no assunto. Ainda é possível contestar a constitucionalidade da norma no Supremo Tribunal Federal (STF).
O principal argumento dos contrários à lei é que os cidadãos não podem ter seus direitos tolhidos antes de uma sentença final. De acordo com a Ficha Limpa, um político se torna inelegível se for condenado por um órgão colegiado de magistrados, mesmo se ainda couber recurso.
Fonte:www.otempo.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Lula e a juventude


Entusiasmado com suas próprias palavras e com o clima festivo no Estádio Paulo Sarasate, em Fortaleza, onde, na terça-feira passada, proferiu a aula inaugural do Programa ProJovem Urbano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu aos jornalistas presentes ao evento que, se quisessem ganhar prêmios de jornalismo, fizessem reportagens citando os números dos programas de seu governo voltados para a juventude. Ele mesmo, porém, citou poucos números. Um deles foi a ampliação, para 96, dos municípios com mais de 200 mil habitantes nos quais o ProJovem foi colocado em operação. Poderia ter se referido também à meta do programa, de atendimento de 2,3 milhões de jovens até o fim de 2010. Mas poucos dados concretos adicionais sobre os programas voltados para os jovens poderia incluir no seu discurso, pois eles não são encontrados nem mesmo no Portal da Juventude, criado por seu governo para centralizar as informações a respeito desses programas.
Fonte:www.estadao.com.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

PSB de Belo Horizonte ainda tem dúvidas quanto ao apoio à candidatura de Anastasia


Contrapondo o anúncio do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, de que o PSB irá apoiar a candidatura do governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) ao Palácio Tiradentes, o presidente do diretório municipal do PSB, Clovis Antonio Garcia Borges, afirma que o apoio ainda não é definitivo. A decisão do PSB de apoio ao candidato ao Governo do Estado será definida somente na convenção estadual do partido, marcada para o dia 27 de junho. 


Assim como aconteceu no PR, o PSB, que vinha sendo cortejado para participar da candidatura única da base aliada ao presidente Lula, anunciou através do prefeito Marcio Lacerda e o presidente do PSB no Estado, deputado Wander Borges, que o partido caminhará junto aos tucanos, em nível estadual. Entretanto, Clovis afirma que a decisão não seria tomada antes da convenção, é que recebeu uma carta do presidente estadual do partido com estas informações, visto que o diretório municipal já havia anunciado que a tendência é de que o partido siga apoiando o candidato do governo federal, ex-ministro Hélio Costa.

Fonte:www.jornaldeuberaba.com.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ministério do Trabalho e Emprego lança campanha de combate ao trabalho infantil


Dia 12 de junho é a data dedicado ao tema. Mote da campanha, sugerido pela OIT, será "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil". Número de crianças encontradas em situação de exploração no Brasil diminui a cada ano, mesmo com aumento da fiscalização

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lança nesta quinta-feira (10) a campanha do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, às 10 horas, no Museu da República, em Brasília. A campanha, que é realizada em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), tem como tema este ano "Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil".
Fonte:www.mte.gov.br
Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

3º Chimarrão com Política - Campanha digital: a internet nas eleições 2010

Em coletiva com a imprensa, petistas reafirmaram compromisso com o PSB e disseram que não existe mais racha interno





















O PT Amapá reafirmou ontem a coligação com o PSB para as eleições desse ano. Foi mais além: alertou que qualquer sentido político tomado fora da decisão poderá ser punido com expulsão.


Esse é o entendimento do deputado estadual Joel Banha (PT), que esteve tirando dúvidas da imprensa ontem, durante coletiva com membros do partido e também do PSB. Segundo ele, não existem mais duas frentes petistas e que o racha existente foi sanado no último domingo. “Desde o último domingo, quando aconteceu o encontro com membros petistas, acabaram as duas frentes dentro do partido. Agora só existe uma e o partido já homologou. No PT existe o que chamamos de democracia interna. Se não existe consenso a maioria vota e decide. A maioria decidiu coligação com o PSB, logo, deixa de existir uma frente contrária”, explicou Joel.

Fonte:www.jdia.com.br
Leia Mais...

Vereador pela cidade de João Pessoa Bira (PSB) participou do Festival das Juventudes e discutiu Políticas, Controle Social e Transparência


No Espaço Dandara, na manhã do segundo dia (04) de atividades do Festival de Juventudes, a discussão foi sobre Transparência Pública e Controle Social. Participaram do debate os jovens que atuam diariamente nos movimentos sociais de lutas. Quem conversou um pouco com a gente sobre a importância do tema foi o ex-Secretario de Transparencia Publica de João Pessoa (PB), Bira.

Bira destacou a necessidade da população jovem em discutir transparência nos gastos públicos, porque os assuntos são, na maioria dos casos, diretamente relacionados às juventudes. 'A juventude precisa refletir o assunto diaramente', relatou o ex-secretário.

Venha e também participe dos debates e atividades que estão acontecendo do Festival de Juventudes!

Alcindo Costa
Comunicação Colaborativa
Fonte:http://festivaldasjuventudes.blogspot.com

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

3ª MOSTRA POSSÍVEIS SEXUALIDADES

A Agenda da Classe Trabalhadora - Valorização do Trabalho Decente com Igualdade e Inclusão Social


Eixo 2 Versão 3 from Hebert Kozu on Vimeo.
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Conjuve lança Guia de Conselhos em Belo Horizonte


O Conselho Nacional de Juventude, reunido em Belo Horizonte (MG), lançou na manhã da última segunda-feira (7 de junho), a publicação Conselhos de Juventude – Fortalecendo Diálogos, Promovendo Direitos. A publicação reúne informações sobre o histórico da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude. Além de compartilhar experiências, o material dá dicas importantes para a criação e fortalecimento de novos conselhos.


Composto por textos didáticos, o manual traz um anexo com uma lista de sites de conselhos e órgãos de juventude, com modelos de vários documentos, como requerimentos, decretos, projetos de lei e planejamentos que podem auxiliar aqueles que se interessam pelo tema. O material – fruto de uma parceria entre o Conjuve, a Secretaria Nacional de Juventude e a Unesco – está disponível no site do Conjuve no endereço http://www.juventude.gov.br/

A reunião

A 21ª reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), acontece no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, até a próxima terça-feira (08). Aproximadamente 50 conselheiros de todo o país se reúnem na capital mineira para discutir as prioridades e planejar as ações do Conselho, por meio das suas comissões: Articulação e Diálogo, Acompanhamento de Políticas e Programas, Parlamento e Comunicação.

O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho, Danilo Moreira, que demonstrou a importância da descentralização das reuniões para além de Brasília. Segundo ele, a estratégia permite conhecer a realidade dos Conselhos locais, além de oferecer à sociedade civil e demais entidades do estado, a oportunidade de acompanhar a pauta do Conjuve. João Vidal, vice-presidente, também esteve na direção da mesa e coordenou os trabalhos de intervenção com conselheiros e convidados.

Logo após a abertura, Nilo Furtado Teodoro, presidente do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais, e Roberto Rocha Tross, coordenador da Coordenadoria Especial da Juventude de Minas, apresentaram as políticas de juventude do estado. Teodoro explicou que o Conselho Estadual tem trabalhado para incentivar a criação de Conselhos Municipais – atualmente são 117 em funcionamento – e garantir o fortalecimento das bandeiras defendidas pelo conselho mineiro.

Em sua intervenção, Tross fez um relato sobre o processo de criação da coordenadoria, detalhando questões relacionadas à estrutura e ao funcionamento do órgão. Ele apresentou os principais projetos em andamento, destacando a atuação múltipla que aborda as frentes de meio ambiente, inclusão social, saúde e educação, ente outros.

Comissões e GTs

Retomando as atividades após o intervalo do almoço houve os relatos dos grupos de trabalho. Os coordenadores dos grupos compartilharam o resultado dos trabalhos das suas comissões e fizeram sugestões para análise do plenário. A Comissão de Articulação e Diálogo apresentou o cronograma das oficinas regionais de formação de conselheiros estaduais e municipais, que ocorrerão até agosto, tendo como pólos articuladores Belém, reunindo a região Norte; Recife, reunindo a região Nordeste; Curitiba, reunindo a região Sul; Rio de Janeiro, reunindo a região Sudeste e Brasília, reunindo a região Centro Oeste.

Já a Comissão de Acompanhamento de Políticas comunicou que realizará uma reunião no dia 9 de junho, em Belo Horizonte, para montar a metodologia e o cronograma para a elaboração da análise das políticas de juventude nos oito anos do governo Lula. A Comissão de Parlamento reforçou a necessidade de manter a mobilização no Congresso para a aprovação da PEC da juventude. Por fim, a Comissão de Comunicação relatou que também programou reunião para encaminhar demandas como a reformulação dos produtos de comunicação do Conjuve.

Publicações produzidas por entidades do Conselho foram lançadas, como, o Manual da Mídia Legal, da ONG Escola de Gente; o Livro das Juventudes Sul-americanas, produzido pelo Ibase e Instituto Polis, e um kit de produtos do Projovem, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Durante a reunião houve ainda a apresentação dos trabalhos dos Grupos de Trabalho Juventude Negra, Relações Internacionais e Pacto pela Juventude.