quarta-feira, 9 de junho de 2010

Conjuve lança Guia de Conselhos em Belo Horizonte


O Conselho Nacional de Juventude, reunido em Belo Horizonte (MG), lançou na manhã da última segunda-feira (7 de junho), a publicação Conselhos de Juventude – Fortalecendo Diálogos, Promovendo Direitos. A publicação reúne informações sobre o histórico da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude. Além de compartilhar experiências, o material dá dicas importantes para a criação e fortalecimento de novos conselhos.


Composto por textos didáticos, o manual traz um anexo com uma lista de sites de conselhos e órgãos de juventude, com modelos de vários documentos, como requerimentos, decretos, projetos de lei e planejamentos que podem auxiliar aqueles que se interessam pelo tema. O material – fruto de uma parceria entre o Conjuve, a Secretaria Nacional de Juventude e a Unesco – está disponível no site do Conjuve no endereço http://www.juventude.gov.br/

A reunião

A 21ª reunião do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), acontece no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, em Belo Horizonte, até a próxima terça-feira (08). Aproximadamente 50 conselheiros de todo o país se reúnem na capital mineira para discutir as prioridades e planejar as ações do Conselho, por meio das suas comissões: Articulação e Diálogo, Acompanhamento de Políticas e Programas, Parlamento e Comunicação.

O encontro foi aberto pelo presidente do Conselho, Danilo Moreira, que demonstrou a importância da descentralização das reuniões para além de Brasília. Segundo ele, a estratégia permite conhecer a realidade dos Conselhos locais, além de oferecer à sociedade civil e demais entidades do estado, a oportunidade de acompanhar a pauta do Conjuve. João Vidal, vice-presidente, também esteve na direção da mesa e coordenou os trabalhos de intervenção com conselheiros e convidados.

Logo após a abertura, Nilo Furtado Teodoro, presidente do Conselho Estadual de Juventude de Minas Gerais, e Roberto Rocha Tross, coordenador da Coordenadoria Especial da Juventude de Minas, apresentaram as políticas de juventude do estado. Teodoro explicou que o Conselho Estadual tem trabalhado para incentivar a criação de Conselhos Municipais – atualmente são 117 em funcionamento – e garantir o fortalecimento das bandeiras defendidas pelo conselho mineiro.

Em sua intervenção, Tross fez um relato sobre o processo de criação da coordenadoria, detalhando questões relacionadas à estrutura e ao funcionamento do órgão. Ele apresentou os principais projetos em andamento, destacando a atuação múltipla que aborda as frentes de meio ambiente, inclusão social, saúde e educação, ente outros.

Comissões e GTs

Retomando as atividades após o intervalo do almoço houve os relatos dos grupos de trabalho. Os coordenadores dos grupos compartilharam o resultado dos trabalhos das suas comissões e fizeram sugestões para análise do plenário. A Comissão de Articulação e Diálogo apresentou o cronograma das oficinas regionais de formação de conselheiros estaduais e municipais, que ocorrerão até agosto, tendo como pólos articuladores Belém, reunindo a região Norte; Recife, reunindo a região Nordeste; Curitiba, reunindo a região Sul; Rio de Janeiro, reunindo a região Sudeste e Brasília, reunindo a região Centro Oeste.

Já a Comissão de Acompanhamento de Políticas comunicou que realizará uma reunião no dia 9 de junho, em Belo Horizonte, para montar a metodologia e o cronograma para a elaboração da análise das políticas de juventude nos oito anos do governo Lula. A Comissão de Parlamento reforçou a necessidade de manter a mobilização no Congresso para a aprovação da PEC da juventude. Por fim, a Comissão de Comunicação relatou que também programou reunião para encaminhar demandas como a reformulação dos produtos de comunicação do Conjuve.

Publicações produzidas por entidades do Conselho foram lançadas, como, o Manual da Mídia Legal, da ONG Escola de Gente; o Livro das Juventudes Sul-americanas, produzido pelo Ibase e Instituto Polis, e um kit de produtos do Projovem, realizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Durante a reunião houve ainda a apresentação dos trabalhos dos Grupos de Trabalho Juventude Negra, Relações Internacionais e Pacto pela Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário