segunda-feira, 18 de julho de 2011

DIÁRIO DE BORDO DA JSB NO 52º CONUNE

Sem medo da democracia é a JSB no 52° Congresso da UNE

Por Márcia Rebeca

Nos próximos dias publicaremos um diário de viagem da turma da JSB na passagem pela capital goiana. Serão depoimentos, relatos, aventuras que construíram a brilhante participação da Juventude Socialista Brasileira no CONUNE.


O primeiro dia - quarta, 13 de julho


Praça Universitária, últimos preparativos para o congresso começar. De um lado palco sendo montado, de outro tendas dos diversos movimentos erguidas, movimentos que fazem da UNE uma entidade grande e plural. Foi em meio a toda essa muvuca que as primeiras delegações #SemMedoDaDemocracia chegaram. Alagoas, Rio Grande do Sul, parte de Pernambuco coloriram a praça de vermelho e amarelo.O dia foi inteiramente na praça, já que o Congresso mesmo só começou a noite.




Esse foi um momento importante, no qual as delegações se conheceram, conversaram e trocaram experiências. A confirmação da presença do companheiro Roberto Amaral, vice-presidente do PSB no ato de abertura do congresso deu uma animada na turma após algumas horas na estrada e muitas horas de espera, afinal, como o congresso não estava aberto, nem o credenciamento, o alojamento também não estava disponível.

Nosso alojamento era longe, na realidade era muito longe, um ginásio. Na hora da vistoria, tudo perfeito. Chuveiro quente, seis em cada banheiro, e um grande espaço vazio que logo ficou tomado pelas barracas socialistas.

E aí que veio a primeira impressão, o alojamento era pequeno pra quantidade de jovens que queriam compartilhar uma boa experiência durante a estada em Goiânia. E já que moraríamos ali durante 5 dias, nada mais justo do que uma pequena reunião para garantir uma boa convivência. Hora do silêncio, cuidado com os banheiros, com a turma, a segurança, tudo foi lembrado e combinamos que todos seriam responsáveis por receber bem os próximos companheiros e explicar os cuidados com nossa "precária casa".



O ato de abertura aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia e prestou uma bela homenagem aos 50 anos da Cadeia da Legalidade, protagonizada por Leonel Brizola com total apoio da UNE.



Naquela ocasião a entidade transferiu sua sede para o Rio Grande do Sul e espalhou sua diretoria pelo Brasil, como lembrou Amaral. “A sociedade brasileira, ontem e hoje, não aceita mais a intromissão de grupos militares no processo democrático em nosso país”, afirmou Roberto Amaral em meio a palavras de ordem entoadas pela Juventude Socialista Brasileira. O ato de abertura foi transmitido ao vivo para todo Brasil através do Site da UNE.



A turma da JSB entregou uma bandeira e uma camiseta a Roberto Amaral em agradecimento a sua presença e ele bateu um papo rápido com a turma, que seguiu para o Ginásio Novo Horizonte, a casa da JSB neste 52° Congresso da União Nacional dos Estudantes.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário