Incidência é maior quanto menor é a escolaridade, diz estudo
O Ministério da Saúde informou ontem que, mesmo com campanhas de prevenção, está ocorrendo aumento gradual dos casos de Aids entre os jovens brasileiros. Na faixa de 17 a 20 anos, o número de jovens com HIV aumentou de 0,09% para 0,12% em cinco anos.
De acordo com o boletim epidemiológico de 2010, existem 592.914 mil casos notificados de Aids no país. Desses, 65,1% atingem a população masculina, contra 24,9% do sexo feminino. Nos últimos 30 anos, 229.222 brasileiros já morreram vítimas da doença.
Os números do levantamento com jovens também revelam que a incidência da Aids é maior quanto menor é a escolaridade. Entre os jovens com ensino fundamental incompleto, o levantamento mostrou que 0,17% deles contraiu o vírus, contra 0,10% daqueles que têm ensino fundamental completo.
O diretor do departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Dirceu Greco, disse que os dados indicam, primeiro, um esquecimento, por parte da opinião pública, dos perigos do vírus e das formas de prevenção. Também revelam despreocupação maior com a doença, apesar de 60% da população jovem declararem uso de preservativo:
— Isso significa que 40% dos jovens não usam camisinha. Eles não sentem o risco, sentem-se invulneráveis. Hoje, sabe-se que não há mais grupo de risco, mas situações de risco.
Leia mais em O Globo
Leias Mais... Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário