Depois de contrariadas todas as previsões dos institutos no primeiro turno, as novas pesquisas referentes às eleições presidenciais trazem um cenário de disputa acirrada para o dia 31 de outubro. Segundo números do Ibope divulgados na quarta-feira passada, Dilma Rousseff tem 49% das intenções de voto, contra 43% de seu adversário, José Serra. Com margem de erro de dois pontos percentuais, o levantamento traz ainda que Dilma conta com 53% dos votos válidos. Resultado semelhante apresenta o Vox Populi, que indica, no entanto, uma vantagem maior da petista, com 48% das intenções de voto e 54,5% dos votos válidos para Dilma.
Ambos os estudos foram realizados sob a influência do primeiro debate, promovido no último domingo pela Rede Bandeirantes. Dilma, segundo o Vox Populi, teve bom desempenho e, para 37% dos que assistiram ao programa, saiu vitoriosa. Mais que isso, a participação representou o início da retomada da agenda de campanha por parte de Dilma. Ela citou, por exemplo, o caso do ex-assessor tucano Paulo Preto, suspeito de ter desaparecido com R$4 milhões do caixa do PSDB e que, até 2009, foi o homem forte da Dersa em obras do governo paulista, estas também com fortes indícios de irregularidades. Assim, Dilma forçou a imprensa a tratar de assunto indigesto às redações e ao candidato preferido da mídia. Outra fala de Dilma bastante presente nas discussões políticas é o #serramilcaras, que ironiza as contradições constantes do discurso de José Serra.
Com Dilma novamente pautando o noticiário, é estratégico que a militância arregace as mangas e intensifique as atividades de campanha. Algumas delas, aliás, já foram convocadas pelas juventudes que compõem a base aliada da candidata. Na sexta-feira, dia 15, São Paulo irá contar com ato político que marcará o o lançamento das propostas Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia: Educação de Qualidade da Creche à Pós-Graduação. Após o evento, sediado no Palácio do Trabalhador a partir das 14h, haverá caminhada e panfletaço pelas ruas da capital paulista.
No dia 18, artistas apoiadores de Dilma irão realizar encontro no Rio de Janeiro para formalizar o apoio à petista. Nos dias 20 e 22 de outubro, haverá caminhada e panfletaço nas ruas de Belo Horizonte e Porto Alegre, respectivamente – na capital gaúcha, teremos a participação da deputada reeleita Manuela d’Ávila. Já no dia 27, outra vez os cariocas vão promover grande mobilização, levando a #ondavermelha às ruas da capital fluminense.
O site Galera da Dilma concentra e divulga as principais ações. Portanto, vale ficar sempre ligado na agenda, intensificando a militância e ajudando na vitória de Dilma pelo Brasil.
Agenda:
- Dia 15, às 14h em SP: Ato Político com a Juventude para a entrega das propostas Educação, Juventude e Ciência e Tecnologia: Educação de Qualidade da Creche à Pós-Graduação. Local: Palácio do Trabalhador - Rua Galvão Bueno, 782 - Liberdade - Metrô São Joaquim. Após o evento, caminhada e panfletagem.
- Dia 18, às 20h no RJ: Ato com artistas em apoio à Dilma. Local: Teatro Casa Grande - Rua Afranio de Mello Franco, 290 - Leblon.
- Dia 20, em MG: Caminhada e panfletaço em Belo Horizonte.
- Dia 22, no RS: Caminhada e panfletaço em Porto Alegre, com a deputada eleita Manuela D’Ávila (PCdoB-RS).
- Dia 27, no RJ: Caminhada da juventude pela vitoria no Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário