quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estudantes franceses se manifestam contra a reforma da previdência

Um total de 54% dos franceses são favoráveis a uma greve geral como a de 1995, caso o governo não recue na intenção de reformar o sistema de aposentadoria, segundo uma pesquisa do instituto BVA para o Canal Plus divulgada nesta quinta-feira.
Os estudantes franceses bloquearam a entrada de um colégio em Marselha no terceiro dia de greve contra a reforma da previdência.

"Se o governo se negar a recuar no aumento da idade mínima legal para a aposentadoria, você seria favorável ou contrário a que os sindicatos organizassem uma greve geral como em 1995?": esta foi a pergunta que recebeu 54% de apoio à paralisação.


Ainda de acordo com o instituto, 45% das 1.016 entrevistados foram contrários à ideia.


A pesquisa foi realizada na semana da quarta jornada de manifestações contra a reforma convocada pelos sindicatos franceses, na última terça-feira.


A mobilização de terça-feria foi acompanhada por uma nova greve geral, que continua em dois setores chave: transporte ferroviário e refinerias.


O projeto de reforma continua sendo examinado no Senado. O governo do presidente Nicolas Sarkozy quer elevar de 60 a 62 anos a idade para obter a aposentadoria e aumentar de 65 a 67 anos a idade para receber a pensão completa.


1995


O maior de todos os embates entre o poder dos parlamentares e o poder do povo na França ocorreu no inverno de 1995.


Há muitos paralelos entre aquele episódio e a revolta atual. Naquela época, assim como agora, os sindicatos enfrentaram um presidente reformista de centro-direita eleito apenas meio ano antes.


E tanto naquela ocasião quanto agora, a batalha foi provocada por planos de mudanças no sistema de aposentadorias especiais a que alguns trabalhadores do setor público têm direito.


A lei daquele ano, debatida e aprovada pelos parlamentares, acabou engavetada, para alívio geral.


Desde então, nenhum político francês ousou tocar nos direitos especiais de aposentadoria -- até a chegada do presidente Nicolas Sarkozy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário