quinta-feira, 17 de junho de 2010

Plenária da Juventude do Orçamento Participativo


Novidade do Orçamento Participativo em Teresópolis, a Plenária Temática de Juventude abre o ciclo do OP 2010. O evento acontece no dia 23 de junho, às 18h, no Teatro Municipal, localizado no 2° piso da Prefeitura (Avenida Feliciano Sodré, 675 – Várzea). O objetivo é mobilizar todos os jovens da cidade, especialmente estudantes e os envolvidos em organizações e movimentos sociais. Durante o encontro, os participantes vão aprofundar os debates sobre políticas públicas voltadas para os jovens. A ideia é que eles proponham ações prioritárias, focadas neste importante segmento da população.


“O objetivo principal é começar a mostrar aos jovens que eles também têm responsabilidade com a cidade onde vivem. Eles vão tomar conhecimento do que é o orçamento público e quais são os indicadores do município que mais interferem na vida deles. A partir dessas informações, os jovens vão se posicionar e propor uma série ações, tanto para a Prefeitura quanto para outras instâncias de poder”, esclarece a Secretária de Orçamento Participativo e Relações Comunitárias, Denise Lobato, acrescentando que a Prefeitura atuará como porta voz das questões que não forem de sua responsabilidade direta. 


As plenárias regionais do OP serão iniciadas em agosto, depois da Copa do Mundo, em cada uma das dez regiões em que a cidade foi dividida. Durante os encontros, os moradores vão definir democraticamente as necessidades de cada bairro. Depois, as propostas terão a sua viabilidade avaliada para serem incluídas no Orçamento Municipal de 2011.


Reconhecido como o maior processo de gestão democrática do Brasil, o Orçamento Participativo foi implantado em Teresópolis em 2009, pelo Prefeito Jorge Mario. Nesse processo, os teresopolitanos propõem e votam em ações, obras e serviços que avaliam ser o melhor para suas comunidades e o Município. Ao eleger as prioridades, a população compartilha com a Prefeitura a responsabilidade de decidir os rumos da cidade. 

Fonte:www.odiariodeteresopolis.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário