Está em fase de licitação e deve começar a circular dentro de 90 dias o Ônibus que a Prefeitura pretende usar para otimizar as políticas públicas de atenção ao jovem no município. A informação foi prestada ontem pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB), na abertura do 2.º Fórum Paulista de Juventude, no Clube do Nais. O veículo será utilizado para facilitar o acesso dos jovens às ações trabalhadas pela administração. É importante que eles participem e saibam que dispõem de espaço para reivindicar e colocar suas propostas, destacou.
O encontro reuniu representantes de 29 cidades e nele foram discutidas questões como a melhoria da qualidade do ensino, o ingresso no mercado de trabalho, a importância da conscientização política. O articulador regional do Fórum, Luciano Frontelle, disse que o jovem precisa fazer valer seus direitos, mas, principalmente, não assumir uma postura passiva diante do que acontece. De nada adianta reclamarmos, se não somarmos nesse processo.
Outro tema incorporado aos debates foi a votação, no Congresso, da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude. O texto assegura a proteção dos direitos dos jovens na Constituição. O mérito da PEC, disse Frontelle, está no reconhecimento de que existe na sociedade um novo sujeito, o jovem, que ainda não é reconhecido legalmente, como já o são as crianças, adolescentes e idosos. Reconhecer que existe um novo sujeito é pavimentar no país a criação de políticas públicas específicas, com previsão orçamentária. Os participantes esperam que a medida seja aprovada o mais breve possível.
Também ficou definido que Sorocaba deve ampliar o leque das ações desenvolvidas em parceria com o governo do Estado e outras esferas, voltadas à juventude. Programas de orientação sexual, como forma de evitar a gravidez precoce, e iniciativas que buscam conscientizar para os riscos do consumismo e o uso de tatuagem e piercings, foram algumas das iniciativas cogitadas. Participaram do encontro a secretária da Juventude, Edith Maria Di Giorgi; a coordenadora dos programas de Juventude no Estado, Mariana Montoro; a presidente do Conselho Municipal do Jovem, Cristiane Jordão; e a coordenadora estadual da Unidade de Articulação e Apoio aos Conselhos, Gleuda Apolinário.
Fonte:www.cruzeirodosul.inf.br
Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário