terça-feira, 22 de junho de 2010

Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial

Apresentação
O Brasil é país sede da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial e diante dessa significativa oportunidade que traz à tona temas relevantes para a formação cultural, investe em uma tradicional iniciativa que mobiliza os jovens para um momento de intercâmbio sobre o patrimônio mundial.

Desde 1995, cada país sede promove como evento paralelo, um encontro de jovens de diferentes países para uma imersão, experimentação e construção de olhares sobre o tema.

Na edição do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial 2010,participarão 45 jovens entre 18 e 22 anos, do Brasil e de 18 países convidados, estudantes, líderes comunitários, membros de associações vinculadas às cidades patrimônio cultural e sócios dos Albergues da Juventude.

Durante uma semana serão realizadas oficinas participativas, palestras, debates e visitas relacionadas a temas ligados ao Patrimônio Mundial envolvendo locais representativos nas cidades de Foz do Iguaçu – PR, São Miguel das Missões – RS,  Goiás – GO e Brasília – DF.


Características gerais dos Fóruns da Juventude  
A importância do envolvimento de jovens, dos sistemas educacionais e agentes formadores com a questão do patrimônio cultural e sua preservação, ensejou a criação dos Fóruns da Juventude em todo o mundo. Em geral, esses fóruns têm ocorrido em função das reuniões bienais do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, antecedendo essas reuniões e envolvendo jovens de vários países, geralmente, das regiões próximas às sedes das reuniões do Comitê. 

Na maioria dos casos, os jovens são chamados a participar de atividades, conhecer lugares e comunidades que são ou estão vinculados aos Patrimônios Mundiais ao redor do mundo. 

A idéia é que em cada região onde existe a mobilização para a realização de uma reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, aconteça também, paralelamente, uma mobilização da juventude daquela região. A partir desse primeiro engajamento, várias já são as redes de jovens que se criaram e passaram a atuar na preservação, sustentabilidade e promoção do Patrimônio Cultural em suas regiões.

A partir da 34ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO em Brasília, neste ano de 2010, possamos também iniciar uma mobilização de agentes jovens, a partir do critério regional que o governo brasileiro, através do Iphan, e a própria Unesco estabeleceram para o estabelecimento do Centro Regional de Formação em Patrimônio Cultural, que estará voltado para os países da América do Sul, países africanos de língua portuguesa e espanhola e Timor Leste, além dos países ibéricos. 


Esses jovens iniciarão uma rede de agentes que trabalharão em conjunto com os governos e agentes da sociedade civil, a partir de suas comunidades originárias, em prol da inserção do tema da preservação e da sustentabilidade nas agendas políticas e educacionais locais. Há, inclusive, a perspectiva de que a rede de jovens colaboradores se concretize num fórum permanente, que deverá se reunir a partir de uma agenda e de interesses debatidos nesse primeiro momento.

Objetivo
O objetivo principal do Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial é o de oportunizar aos jovens um processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades que lhes permitam identificar e desempenhar suas responsabilidades individuais e coletivas na preservação e valorização do patrimônio cultural em âmbito local, nacional e mundial.
Fonte:www.patrimoniojovem.com.br

Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário