quinta-feira, 13 de maio de 2010

Audiência propõe ações pelo fim da discriminação racial



A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quinta-feira (13), audiência pública para discutir a situação do negro na sociedade moderna. O evento, de autoria da deputada Vilma Moreira (PSB), contou com a participação de representantes de segmentos ligados à raça negra, como o Instituto de Melhorias Negras de Mato Grosso e o Conselho Estadual de promoção Racial do Estado. 
“É uma luta incansável dos negros no Brasil, desde a assinatura da Lei Áurea. Nessa audiência definimos estratégias para combater a discriminação na sociedade”, lembrou a deputada. 

De acordo com a presidente do Instituto de Melhorias Negras de MT, Antonieta Luzia Costa, houve avanços no combate à discriminação racial, no entanto, ainda se detecta falta de políticas públicas para respaldar os negros. “Essa discussão é importante para questionarmos o papel do negro na sociedade, no mercado de trabalho e no acesso à educação”, afirmou ela. 

Vale lembrar que neste mês de maio, o Brasil comemora 122 anos da assinatura da Lei Áurea. Entretanto, todos os anos vêm à tona debates sobre o significado histórico da data e quais as transformações que de fato se efetivaram na vida dos milhões de negros brasileiros e, principalmente, mato-grossenses. 

Durante a audiência, foi apresentado um vídeo sobre a história do Brasil, na qual a colonização se fez presente, a escravidão e o autoritarismo contribuíram para o sentimento de inferioridade do negro brasileiro. 
“Os dados revelam a desigualdade social em que vivem os diversos grupos sociais em nosso país e a população negra é uma das mais atingidas”, concluiu Vilma Moreira (PSB). 


Leias Mais... 
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário