terça-feira, 20 de abril de 2010

Artigo - Não culpe a militância!

“De norte ao sul e no país inteiro e viva o Partido Socialista Brasileiro” Grito da militância do PSB

Parece que a movimentação do Deputado Ciro Gomes PSB através de alguns artigos em seu site causaram nesta última semana um êxtase em boa parte da militância do PSB e na imprensa nacional e regional, creio ser natural!; Principalmente por conhecer a militância socialista do PSB em nível nacional, militância essa que quando entra na disputa é sempre pra ganhar.

Fico pensando nos militantes que estão no PSB há pouco tempo ou conhecendo o partido agora ou até mesmo os orgânicos e porque não os históricos; que se deparam com um titulo de artigo que diz “Está na hora do PSB pensar grande”, respeitando o desejo do autor pelo mesmo. Mais, de certa forma colocando em xeque os anos e a história apresentada sucintamente no artigo “O S do PSB” por Roberto Amaral.  O PSB que passou por momentos de ruptura com o regime totalitário pedindo eleições diretas ou apoiando LULA em vários momentos e lançando a candidatura do Garotinho, mais todas essas conjunturas com táticas políticas estabelecidas e planejadas, muitas com êxito na estratégia leia-se ultrapassar a clausula de barreiras, portanto somos grandes.

Concordo plenamente que a polarização entre o PT e PSDB não é salutar para o processo político em que vivemos, mais não podemos apresentar nossas propostas revolucionárias, inovadores e com visão desenvolvimentista apenas em programas eleitorais de 10 minutos, na campanha teremos poucos mais de 2min. Quero dizer que precisamos de um PROGRAMA mais do que nomes, pois, no PSB temos grandes quadros políticos com capacidade de formular um pré-documento ao debate. O ano de 2009 era o ano da formação política como foi feito pela Fundação João Mangaberia de forma magistral envolvendo a militância em nível nacional. O candidato não pensou em trilhar o mesmo caminho o de discutir a construção coletiva de um PROGRAMA DE GOVERNO com as boas experiências de 3 governos estaduais, 3 capitais (Belo Horizonte, Boa Vista e João Pessoa), e cerca de 307 prefeituras. O companheiro preferiu participar de eventos políticos locais.

Sem comentar os ritos partidários apontados pelo candidato em entrevista em programa televisivo quando dizia que o partido é o principal! Fica a pergunta o partido é apenas a executiva?

Portanto, estamos apenas discutindo NOME? O que propomos ao país?

Relembrando outros momentos de disputa presidencial tínhamos um programa de governo sério e profundamente relacionado à realidade do povo brasileiro.

Uma discussão que paira sobre nossa candidatura é a de que a mesma possa influenciar na migração de votos a partir da renúncia ou não, podendo beneficiar candidato A ou B. Essa discussão não nos interessa! Esse tipo de factóide de fórmulas duvidosas em pesquisas de botequim recusamos debater, pois, a candidatura socialista caso aconteça diz respeito apenas ao PSB e ao Povo Brasileiro, outras questões a direção trata na política.

Ao contrário de muitos acho que a história está apenas começando, graças a Arraes e tantos outros que perderam suas vidas para que vivêssemos a política hoje! Muitos deles socialistas do PSB! Tenho divergência quanto ao óbvio de um suposto crescimento do PSB com uma candidatura própria, como assim? Fundamentado em que? Não é essa a discussão! Quem disse que queremos crescer? Crescer pra que? Não queremos ser o PMDB e também não somos e nem seremos um conglomerado de pessoas. Em 2003 tivemos um grande congresso nacional onde o lema era “O PSB crescendo com os núcleos de base”, é neste modelo que cresceremos, com militância diária nos bairros, mesmo sendo Senador, Deputado ou Vereador mais indo lá e construindo o PSB etc... não só aparecendo nas eleições.

Tão sabido que é não atentou para os ritos partidários ou não fez amizade de companheiro partidário com as lideranças socialistas e junto aos diretórios regionais, municipais, seguimentos do PSB, que não estão em gabinetes de Brasília ou de São Paulo mais em todos os rincões deste Brasil querendo votar 40, fazer campanha 40, gritar “é 40 porra...”, a exemplo do congresso da UNE! Quem esteve lá sabe do que estou falando. Destacando que temos uma militância que não se omite, pois, na internet as manifestações de apoio ou não, estão rolando e sendo externadas por esses companheiros e companheiras.

Mais do que pensar na eleição presidencial penso nas estaduais, como estão os companheiros e companheiras acerca da dependência deste processo nacional?  Recebendo informações acerca das eleições nacionais pela imprensa, sem poder emitir a opinião de “seu” diretório estadual no processo político ou sem receber o direito de opinar, não por imposição! Mais sim por falta de espaço para isso, quem é a equipe da pré-candidatura para fazer a política e não agenda? Digo, quem coordena a proposta de governo?.

Será que é tão difícil fazer uma costura política com o PSB, estou dizendo, P S B! Só espero que por qualquer decisão que seja tomada não percamos companheiros para manter coerência política, pois, no PSB, neste partido, volto a repetir NÃO É E NÃO SERÁ UM AMONTOADO DE PESSOAS FISIOLOGISTAS, e principalmente NINGUÉM dentro deste partido é maior que o PSB.

Por isso Não culpe a militância!

Saudações Socialistas,

Alex Nazaré
Secretário Nacional de Juventude do PSB
Juventude Socialista Brasileira - JSB


Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário