sábado, 13 de março de 2010

Organizaciones populares hondureñas efectúan encuentro en apoyo a constituyente


As organizações de Frente de Resistência Nacional de Honduras (FNRH), juntamente com mais de 800 delegados de base no país faz este sábado o II Encontro Nacional para a fundação nacional cujo objetivo é a convocação de uma Assembléia Constituinte. 
A reunião começou com uma série de atividades na cidade de La Esperanza, cerca de 300 quilômetros a oeste da capital, que foram atendidos pelos delegados da América Latina e outros continentes. 
"Redefinindo um caminho de transformação que leva ao fim das formas de dominação que saquear, explorar e oprimir", disse que os organizadores em um comunicado. 
Eles acrescentaram que os participantes terão "a missão de estabelecer um entusiasta Assembléia Popular, a fim de convergir todas as idéias e os sonhos que esperaram séculos". 
"Queremos uma Assembléia Constituinte, para redigir uma constituição democrática, inclusiva, participativa, a partir do povo hondurenho", declarou o líder do FNRH, Rafael Alegria, anteriormente sobre a nomeação, no sábado. 
O presidente Manuel Zelaya no país levou uma chamada para um referendo não vinculativo em que os hondurenhos dizer se concorda ou discorda com a colocação de um quarto escrutínio nas eleições gerais de 29 de Novembro de 2009. 
A cédula quarta votaria a favor ou contra a instalação de uma Assembléia Constituinte no país centro-americano. 
Esta iniciativa foi rejeitada pelo Parlamento do país ea partir desse momento começaram os golpistas. O presidente Zelaya foi sequestrado e forçado a deixar o país. Forças Armadas levou a Costa Rica e instalou o governo de fato de Roberto Micheletti, que na época presidiu o Congresso. 
A este respeito, o líder e membro da resistência Rafael Alegria, nesta quarta-feira em uma entrevista exclusiva com a Telesur, os resultados que a iniciativa agora se você está tendo, uma vez que "usamos dos setores sociais organizados, a partir de nosso povo". 
A Frente de Resistência Nacional de Honduras anunciou um referendo para Inclusive uma Assembléia Nacional Constituinte a ser realizada em 28 de junho, quando será o primeiro ano do golpe. 
O Primeiro Encontro Nacional de Refundação de Honduras foi realizada em junho do ano passado, dias antes da interrupção da ordem constitucional pelos militares, os partidos tradicionais, empresas e igrejas.

Leias Mais...
Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário