quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Presidente Lula convoca 2ª Conferência Nacional de Juventude


Os militantes do PSB no Conjuve estiveram no encontro


Na manhã desta quinta-feira (12/8), quando se comemora o Dia Internacional da Juventude, o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), junto com conselheiros estaduais e municipais de juventude se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, o presidente Lula assinou o decreto de convocação da 2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em 2011. A primeira Conferência, que aconteceu em abril de 2008, na capital federal, mobilizou mais de 400 mil pessoas em todo o Brasil e resultou na definição de um conjunto de prioridades e resoluções que deverão nortear as políticas públicas de juventude em todas as esferas governamentais.


A realização da segunda Conferência é uma das prioridades do Conjuve e sua convocação, em 2010, é ainda mais representativa por se tratar do Ano Internacional da Juventude, convocado pela Organização das Nações Unidas. O próximo encontro garantirá o caráter participativo nas políticas públicas para este segmento e possibilitará uma avaliação dos avanços obtidos desde a primeira Conferência e os desafios que o país ainda possui para assegurar cidadania plena aos 50 milhões de brasileiros, com idade entre 18 e 29 anos.


Na oportunidade também foram destacadas vitórias recentes do segmento como a aprovação da Emenda Constitucional nº65, a PEC da Juventude, que supriu uma lacuna existente na Constituição Federal, incluindo o termo jovem no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais. Outra conquista foi a aprovação, em caráter definitivo pelo Senado, da adesão do Brasil ao Organização Iberoamericana de Juvntude - OIJ.


Dia Internacional da Juventude

A data - 12 de agosto - foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para voltar a atenção do mundo às questões da juventude. Por isso, anualmente a organização elege temas, especialmente ligados à saúde, participação, educação e trabalho , para pautar o trabalho dos agentes envolvidos na promoção dos direitos dos jovens.


A ONU definiu que 2010 seria o Ano Internacional da Juventude. Porém, oficialmente, o ano só começa após as comemorações do Dia Internacional da Juventude e se estende até a mesma data em 2011 . A Assembleia Geral da ONU pediu o apoio internacional de governos, sociedade civil, indivíduos e comunidades ao redor do mundo para dar visibilidade ao tema para toda população mundial. Vários eventos internacionais vão acontecer em agosto: o 5º Congresso Mundial da Juventude, em Istambul, Turquia; uma conferência global no México; além dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Cingapura. Em comemoração à data, a Secretaria Nacional de Juventude realiza, em Brasília, a 1ª Mostra do Projovem Urbano. O Projovem é um dos principais programas voltados para o público juvenil e um dos pilares da política nacional de Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário