quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Eleição do Conselho Nacional de Juventude, JSB Eleita!!!





Galera da JSB! 
Na última terça-feira, 15 de novembro, foi realizada a eleição do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) para o biênio 2010/2011, em Brasília. 100 entidades participaram do pleito. A Juventude Socialista Brasileira teve representação em 11 entidades, conseguindo superar as expectativas e aumentar o espaço ocupado pelos jovens do PSB na entidade.
Depois de articulações, conversas, reuniões, bilaterais e da participação das assembléias por cadeira, a Juventude Socialista Brasileira conseguiu se eleger nos seguintes espaços, entre titulares e suplentes: 
  • Juventudes Partidárias – Juventude Socialista Brasileira (JSB),
  • Entidades Locais - Associação em Defesa da Saúde e da Família (ADESAF) (São Vicente),
  • Participação Juvenil - Universidade da Juventude (UNIJUV) (Pernambuco e Ceará);
  • Jovens Trabalhadores - União Geral dos Trabalhadores (UGT) - São Paulo; e Força Sindical - Bahia;
  • Moradia - Central de Movimentos Populares (CMP) - Ceará.

A JSB também representou a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) na eleição, e está sendo discutida a participação da juventude socialista na cadeira de titular ou suplente da entidade.
Também participaram da disputa, representando ou apoiando a JSB: União Brasileira da Juventude (Ubrajuv) e Oficinas Quero, de São Paulo; Idéias Ambientais, de Minas Gerais; e a Fundação João Mangabeira. A Ecopolis também se inscreveu, mas não estava habilitada para participar do pleito.
Segundo Alex Nazaré, Secretário Nacional da Juventude Socialista Brasileira, a boa representação da JSB na eleição reflete um importante salto para o grupo. “A JSB está crescendo dentro do Conjuve, e na ocupação de espaço de políticas públicas. Esse avanço mostra o destaque e o bom desempenho dos socialistas dentro da entidade durante essa última gestão.”
Além disso, ainda temos a representação pelos conselheiros de governo, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Secretaria Nacional de Juventude (SG/PR) e pelo Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude.
O Conjuve é um espaço de diálogo entre a sociedade civil e o governo, com foco na juventude brasileira. É composto de 20 cadeiras de poder público e 40 da sociedade civil que, a partir de 2007, passou a ser eleita em Assembléia. Candidataram-se a representantes da sociedade civil as seguintes categorias: Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Nacional (22 cadeiras), Movimentos Associações ou Organizações da Juventude de atuação Local (uma cadeira), Fóruns e Redes da Juventude (quatro cadeiras) e Entidades de Apóio às Políticas Públicas de Juventude (13 cadeiras).
Confira a lista completa das entidades eleitas para representar a sociedade civil no conselho:  http://www.juventude.gov.br/arquivos/lista-final-eleicoes-conjuve 


Acompanhe novas informações sobre juventudes, cultura e participação entre outras coisitas mais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário